Coluna Nova Petrópolis
Nova Petrópolis: março, abril, medida acertada 1, medida acertada 2, horários estendidos e posto de saúde Piá
Raul Petry – colunistas@odiario.net
MARÇO
Números divulgados nesta semana pela Prefeitura dão conta de como o mês de março foi grave em termos de pandemia. Como se sabe, em 1º de março o posto de saúde do bairro Piá passou a atender apenas casos suspeitos de Covid-19. E não foi pouca coisa: 2.411 atendimentos nesse primeiro mês. Se considerarmos que o posto não abriu todos os dias da semana, temos aí uma média que passa dos 100 atendimentos por dia. Que mês assustador!
ABRIL
Em abril a situação já foi bem mais tranquila. Isso pode ser constatado nos números diários que a Prefeitura divulga no boletim, mas também no número de atendimentos no posto de saúde do bairro Piá. De 2.411 atendimentos em março, em abril o número passou para 787 por dia. Média de 35 atendimentos por dia útil.
MEDIDA ACERTADA 1
Sem dúvida, separar os pacientes da Covid-19 dos demais foi uma medida acertada da Secretaria da Saúde. De uma forma ou outra, isso acabou sendo feito na maioria dos municípios. Quem tem Covid-19, ou mesmo uma simples suspeita da doença, precisa ser isolado das demais pessoas. Essa máxima não pode ser deixada de lado nas unidades de saúde.
MEDIDA ACERTADA 2
O alto número de atendimentos no bairro Piá, especialmente em março, tem uma segunda explicação, além do próprio agravamento da pandemia. É que o horário de atendimento foi ampliado até às 19h30. Essas duas horas depois das 17h30 fazem toda a diferença para aquele cidadão que tem sintomas leves, que constitui a maioria dos casos de Covid-19.
Esse cidadão passou a ter mais facilidade de ir consultar depois do serviço. Sim, porque estamos falando de uma cidade em que a maioria das pessoas tem grande apreço pelo trabalho. Se depois do expediente não tem nenhum posto de saúde aberto, a pessoa com sintomas leves acaba indo para casa, já que sua única opção nesse horário seria o hospital. Com um posto de saúde aberto até mais tarde, essa pessoa acaba indo consultar. Daí mais uma explicação para esse número altíssimo em março.
HORÁRIOS ESTENDIDOS
Essa ideia de estender horários de atendimento é uma marca da secretária adjunta da Saúde, Crislei Gerevini. Em 2013, quando assumiu a saúde no primeiro ano do governo Lelo, Crislei buscou uma verba junto ao Estado e conseguiu manter o posto de saúde do Centro aberto até mais tarde durante os meses mais frios do ano. Segundo uma pessoa que me lembrou deste fato, essa foi uma medida bastante elogiada na época, pois permitiu às mães trabalhadoras levar os filhos gripados ao médico depois do horário de serviço.
POSTO DE SAÚDE PIÁ
Na segunda-feira, dia 3 de maio, o posto de saúde do bairro Piá voltará a funcionar normalmente, como era em fevereiro.