Conecte-se conosco

Coluna Nova Petrópolis

Nova Petrópolis: ponte, EGR, próximos investimentos, urgência e chuva

27/04/2021 - 06h10min

Raul Petry – [email protected]

 

PONTE

Recentemente a EGR trocou a estrutura da ponte do Arroio Pirajá, na ERS-235. A localização é entre Linha Brasil e Linha Imperial, bem perto da entrada de Nove Colônias. Aquele era um ponto problemático, onde a rodovia costumava ficar alagada por causa da precariedade da tubulação. Os pedidos por providências iam se acumulando ao longo dos anos e nada era feito. Até que de repente a EGR resolveu pôr a mão na massa. Quem passou por lá recentemente pôde ver e se admirar com o tamanho das peças novas que foram instaladas na tubulação.Dificilmente voltará a dar problemas.

EGR

Neste ano de apagar do apagar das luzes da EGR em Nova Petrópolis, a autarquia finalmente decidiu fazer investimentos. Não se sabe quanto custou a troca da tubulação no Arroio Pirajá, mas era algo extremamente necessário. Da mesma forma, era necessário acabar com os alagamentos na saída do centro, perto do Hotel Vila Rica. Com aquele primeiro bueiro, parecia que seria mais do mesmo, já que a boca foi construída bem acima do nível da água. Mas o que se viu depois dos constrangimentos iniciais foi uma obra de verdade, com a instalação de muitos tubos, aterros e drenagens. Agora sim parece que o problema foi resolvido.

PRÓXIMOS INVESTIMENTOS

Se hoje tivesse que ser definido um novo investimento da EGR na ERS-235, não poderia haver muita discussão: esta obra precisaria ser a construção de um acesso minimamente seguro para o bairro Vale Verde. Hoje o que existe naquele lugar pode ser classificado como uma simples esquina. Nada mais que isso. Claro que é insuficiente para um bairro tão populoso. A situação é parecida na Estrada do CTG, região onde estão sendo criadas diversas áreas residenciais. Também ficará ali o complexo turístico com o avião da Varig, quando ele vier. Vai ser preciso o investimento em um acesso melhor também.

URGÊNCIA

A construção de acessos no Vale Verde e na Estrada do CTG, entre outros, são demandas que não podem esperar muito. A  forma como está hoje, vidas são colocadas em risco todos os dias. Bom, aí vem o projeto de concessão do trecho, com audiências públicas já nos próximos meses. Uma das possibilidades é a duplicação da rodovia, que, se for incluída no edital, certamente vai demorar anos para sair do papel. Este é o ponto: a construção desses acessos não pode esperar tanto.

CHUVA

Acima citamos aquele episódio risonho do bueiro da EGR, que não funcionou na hora da chuva. Isso foi em 17 de março. Depois disso, praticamente não choveu mais em Nova Petrópolis. Neste fim de semana choveu aproximadamente 10 milímetros, volume de chuva que alivia um pouquinho as plantações, mas não serve para acumular água. E por falar em tempo, parece que nessa semana vamos ter as primeiras temperaturas baixas deste ano.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.