Coluna Nova Petrópolis
Nova Petrópolis: segunda dose, pedestres, os espertinhos, os prejudicados, vacina para todos, cem dias de governo – turismo e avaliação
Raul Petry – colunistas@odiario.net
SEGUNDA DOSE
Hoje de manhã tem vacinação no Centro de Eventos de Nova Petrópolis. É a segunda dose para idosos que receberam a primeira no dia 24 de março. Mas só devem ir ao Centro de Eventos aqueles idosos que já receberam a primeira dose lá. Os demais devem ir ao seu posto de saúde.
PEDESTRES
Quem foi a pé ao Centro de Eventos receber a primeira dose no dia 24 de março, agora precisará ir de carro. Ou terá que ir de tarde ao posto de saúde do Centro. É que no Centro de Eventos não estão mais sendo atendidos idosos sem carros. Num primeiro momento isso pode até parecer uma discriminação com aqueles que não têm carro. Mas é uma medida que parece necessária.
OS ESPERTINHOS
Nos primeiros dias de vacinação no Centro de Eventos eram poucos idosos sem carros. Este grupo era rapidamente atendido e continuava a vacinação com carros, em que cada idoso fica devidamente isolado dos demais. É claro que os idosos que estavam nos carros, por serem maioria, tinham que esperar muito mais que os que estavam a pé. Aí começaram a aparecer os espertinhos. Cada vez mais idosos começaram a sair de seus carros e entrar na fila dos pedestres, para ganhar a vacina mais rápido. Os outros idosos se sentiram prejudicados e começaram a reclamar. Houve momentos de estresse.
OS PREJUDICADOS
Houve dias em que faltou vacina no Centro de Eventos. E faltou para quem? Faltou vacina justamente para os idosos que estavam em carros e que respeitaram a fila até o fim. Como acontece tantas vezes, os corretos foram os maiores prejudicados. Quem saiu do carro e entrou na fila dos pedestres se deu bem. Não é justo.
VACINA PARA TODOS
Claro que nenhum desses idosos ficou definitivamente sem vacina. Tem vacina para todos. Só que aqueles idosos que não chegaram na vez precisaram sair de casa novamente em outra data.
CEM DIAS DE GOVERNO – TURISMO
Nos 100 primeiros dias do governo de Jorge Darlei Wolf, o maior destaque na área do Turismo foi a intermediação do município para que Nova Petrópolis fosse a cidade escolhida para receber o empreendimento com o avião da Varig. Foi realmente um belo cartão de visitas da administração, que mal havia iniciado os trabalhos e já dava uma notícia tão relevante para o turismo local. Por outro lado, como era de se esperar, a Secretaria de Turismo é uma das mais impactadas pelo agravamento da pandemia. O calendário de eventos é um enorme ponto de interrogação.
AVALIAÇÃO
Se por um lado a escolha de Nova Petrópolis para receber o avião da Varig é uma grande notícia, a demora para o seu transporte está sendo negativa. Março foi um mês com pouquíssimo movimento de turistas na BR-116. Oportunidade perdida por causa da burocracia.