Coluna Nova Petrópolis

Nova Petrópolis: solidário, panelão, região espetacular, redutores de velocidade, conhecendo o terreno, defesa da vacina

28/09/2021 - 06h05min

Atualizada em 29/09/2021 - 07h02min

Raul Petry – colunistas@odiario.net

 

SOLIDÁRIO

Três dos principais atrativos turísticos de Nova Petrópolis estão com uma promoção solidária, em que a doação de alimentos dá desconto de 50% no valor dos ingressos. São eles o Parque Aldeia do Imigrante, Esculturas Parque Pedras do Silêncio e Experiência Edelbrau. Para obter o desconto em cada estabelecimento, é necessário doar um quilo de alimento não perecível. A promoção é válida até o dia 2 de outubro. Parabéns aos envolvidos.

 

PANELÃO

Sábado fiz caminhada na região do Panelão e me surpreendi com aquela queda d’água, que ainda não conhecia. É realmente um espetáculo da natureza. Muitos já tinham me falado sobre esse atrativo natural, mas nenhuma descrição é capaz de dar a dimensão real do Panelão. Algo fantástico. Mas é preciso ter muita atenção. O que o lugar tem de bonito, também tem de perigoso. E com o agravante de que não tem qualquer tipo de recurso por perto para um eventual socorro. Por mais incrível que possa parecer, tem gente que pula dentro do Panelão.

 

REGIÃO ESPETACULAR

A região que fica perto do Panelão é de uma beleza ímpar, com seus morros, riachos e cascatas. Tem um lugar que reúne o limite de três municípios: Gramado e Nova Petrópolis, separados pelo Rio Forqueta, que entra no Rio Caí. Do outro lado, o gigantesco território de Caxias do Sul.

 

REDUTORES DE VELOCIDADE

Na sessão de hoje, a vereadora Lilian Perufo Brum (PSDB), apresentará uma indicação solicitando que o Executivo faça uma avaliação técnica para instalação de redutores de velocidade em algumas ruas do município. A justificativa será realizada em plenário. Portanto, ainda não sabemos a quais ruas a vereadora está se referindo. Como sabemos que o passatempo favorito dos políticos é pedir a instalação de quebra-molas, ficamos na torcida para que os redutores de velocidade pedidos por Lilian sejam outra coisa. Tudo menos, quebra-molas.

 

CONHECENDO O TERRENO

Semana passada a vereadora Lílian fez uma indicação pedindo algo que a Prefeitura já faz. Faltou estudar o tema antes de apresentar o pedido. A colega Kátia Zummach (PSDB) tentou amenizar, dizendo que neste caso o serviço já existente poderia ser melhorado. Claro, tudo sempre pode ser melhorado, inclusive a atuação do Legislativo. Mas trago este exemplo para voltar ao tema de hoje, que são os “redutores de velocidade”. Será que nos lugares que a vereadora considera perigosos os pedestres já contam com calçadas? Saberemos à noite.

 

DEFESA DA VACINA

Mas o ponto que importa de verdade na sessão de hoje é a defesa da vacina. Espera-se uma defesa mais enfática dos vereadores ao decreto municipal que obriga a vacinação para frequentadores de eventos em ambientes fechados. Lílian, por exemplo, é profissional da saúde do Município. O principal alerta deveria partir dela, inclusive para conscientizar alguns de seus colegas.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário