Coluna Nova Petrópolis
Nova Petrópolis: terceira dose, nos postos de saúde, na UBS Centro, casas asilares, por causa do surto, vacinação de adolescentes, vacina da Pfizer
[email protected]
TERCEIRA DOSE
Na desta terça-feira, dia 21, das 13h30 às 15h30, haverá drive thru no Centro de Eventos para aplicação da terceira dose da vacina contra a Covid-19 em idosos. Será para pessoas de 70 anos ou mais e que tenham recebido a segunda dose há pelo menos seis meses. O serviço no Centro de Eventos é aberto para moradores do município todo.
NOS POSTOS DE SAÚDE
Também na tarde de hoje a terceira dose fica disponível nos postos de saúde de Linha Brasil, Piá, Pinhal Alto, Vale do Caí, Vale Verde e Vila Germânia, das 13h30 às 16h. Mesma situação do Centro de Eventos: para receber a terceira dose, tem que ter 70 anos ou mais e ter recebido a segunda dose há pelo menos seis meses.
NA UBS CENTRO
Na UBS Centro, a terceira dose da vacina estará disponível para pessoas de 70 anos ou mais (com segunda dose recebida há pelo menos seis meses) a partir da quarta-feira, 22 de setembro, das 8h às 11h e das 13h30 às 16h.
CASAS ASILARES
Como não poderia deixar de ser, a aplicação da terceira dose começou na última sexta-feira pelas casas asilares, também conhecidas pela sigla ILPI (instituição de longa permanência de idosos). Nova Petrópolis tem várias casas do tipo e é nelas que está o maior perigo de proliferação do coronavírus. E também é lá que estão a pessoas mais frágeis, que, em tese, podem ter o quadro mais grave da Covid-19,
POR CAUSA DO SURTO
Em agosto Nova Petrópolis registrou um surto muito grave em uma dessas casas de longa permanência. Dos 60 idosos que moravam lá, 20 morreram. Um em cada três. Isso é muito triste. Curiosamente, os idosos dessa instituição ainda não irão receber a terceira dose da vacina neste momento. Eles precisam aguardar porque tiveram contato recente com pessoas infectadas pelo coronavírus. Neste caso, ainda não podem receber a vacina.
VACINAÇÃO DE ADOLESCENTES
Existe um impasse envolvendo a vacinação de adolescentes (12 a 17 anos) sem comorbidades. Já estava tudo pronto para iniciar a aplicação da primeira dose neste público. Até as vacinas já estavam distribuídas. Aí o Ministério da Saúde voltou atrás e passou a não mais recomendar a vacinação a adolescentes. O argumento é de que os menores de 17 anos não precisam da vacina. Só que os Estados estão insistindo e alguns municípios seguiram vacinando os adolescentes. Nesta semana deve haver uma definição e a tendência é de que a recomendação volte.
VACINA DA PFIZER
Os maiores de 18 anos que ainda não se vacinaram precisam ficar espertos. A terceira dose para os idosos e a primeira dose para adolescentes provavelmente irão consumir toda a oferta de vacinas da Pfizer. Para as demais pessoas vai sobrar a Coronavac ou a Oxford/Astrazeneca. Justamente as marcas que esses teimosos menos gostam. Quem mandou ficar esperando?