Coluna Nova Petrópolis
Nova Petrópolis: Tirol, pior estrada do mundo, deixando a desejar, nem a nem b, rua Mario Carlos Staudt, idosos vacinados
Raul Petry – colunistas@odiario.net
TIROL
Sábado de tarde fizemos a nossa caminhada semanal na região da Linha Temerária. Fomos até o Tirol, um lugar cujo campo de futebol desperta muita nostalgia. Que bons tempos aqueles, quando tinha jogos de futebol aos domingos de tarde no campo do Tirol! Geralmente os times da casa eram imbatíveis.
PIOR ESTRADA DO MUNDO
Impossível não lembrar também que, para chegar na Temerária e no Tirol, passa-se por aquela que já foi classificada aqui no Diário como “a pior estrada do mundo”. Todos lembram o caos que se encontrava aquele asfalto. Nem comparação com a situação de hoje. A propósito, aquela obra foi muito bem feita. Passado tanto tempo, o asfalto continua muito bem conservado. Eu me lembro muito bem que isso foi prometido na época do recapeamento. Antes de refazer o asfalto, a empresa fez vários reforços e correções na base.
DEIXANDO A DESEJAR
Em contraste com o excelente asfalto, o que está deixando a desejar agora é o serviço de roçadas. Tem muitos lugares em que o capim tem dois metros de altura e está invadindo a estrada. Neste ponto, a Rua Silvestre Zimmermann é uma estrada estadual, como bem lembramos da época da “pior estrada do mundo”. Portanto, a roçada cabe ao Daer. Daí eu não preciso falar mais nada. Está entendido porque o mato está daquele jeito.
NEM A, NEM B
Pelo que fiquei sabendo no sábado, além de não fazer a roçada, o Daer também está dificultando um acordo com a Prefeitura, que tem interesse em assumir a roçada para si. Para a Secretaria de Obras deve ser algo bastante simples fazer uma roçada daquelas. Coisa pra uns dois ou três dias. O problema é a parte legal. Quem autorizar um serviço desses, sem a devida documentação, provavelmente se incomodará depois. Mas convenhamos… Se o Estado não quer ou não consegue fazer a roçada, o mínimo seria facilitar ao máximo para quem está disposto a fazer. Mas nem isso!
RUA MÁRIO CARLOS STAUDT
Lá por 2015 o Diário fez uma reportagem sobre a situação da rua Mário Carlos Staudt, que começa na frente da Sociedade do Tirol. Naquela época essa rua estava intransitável até para as motos. Subimos por essa estradinha no sábado, indo até Linha Nova. Me surpreendi com a boa conservação, ainda mais em se tratando de uma rua com praticamente nenhum morador. Além disso, lá no início estão sendo feitos diversos serviços de drenagem, com instalação de canos novos.
IDOSOS VACINADOS
São muito lamentáveis as mortes de idosos que aconteceram nos últimos dias em Nova Petrópolis. O município é conhecido pela boa qualidade de vida que os seus idosos conseguem ter, o que faz com que muitos alcancem a longevidade. Mas a pandemia veio comprometer tudo isso. Muito provavelmente os idosos que morreram estavam vacinados, e aí se faz necessário um alerta importante: a vacina não previne a transmissão do coronavírus. O que ela faz é prevenir o agravamento dos casos. Só que quanto mais avançada a idade, menor é a imunidade produzida. Todas as pessoas vacinadas precisam continuar se cuidando. Os idosos, muito mais.