Coluna Nova Petrópolis
Nova Petrópolis: Treze Colônias, cabos furtados, Corsan e Correios, cem dias de governo – agricultura e avaliação
Raul Petry – colunistas@odiario.net
TREZE COLÔNIAS
Nesta semana tivemos a notícia de que a rede de água em Treze Colônias foi tirada do meio da rua e colocada na rua lateral. Isso tudo levando em conta o asfaltamento, que vem aí. Depois não vai ser preciso arrebentar o asfalto novo toda vez que houver vazamento em um cano. É claro que a prevenção envolve custos. Mas para isso existe a conta de água. E é sempre uma questão de comparar a relação custo e benefício. A obra só é cara se o resultado for pequeno. No caso de Treze Colônias, temos como benefício a durabilidade de um asfalto que sabe-se lá quando passará pelo primeiro recapeamento. O que aconteceu nas Treze deveria ser regra. Por enquanto, é exceção. Tanto é que virou notícia.
CABOS FURTADOS
Quando pensamos em ruas arrebentadas por causa da manutenção da rede de água é inevitável não lembrar da Corsan. Via de regra, ela arrebenta os pavimentos e vai alguns meses até que faça os reparos em definitivo. Isso quando faz. O remendo que fica acaba sendo um mal menor. Por essas e outras a Corsan construiu uma fama ruim junto à população. Alguns dias atrás tivemos um ótimo exemplo disso. Parece que houve o furto de cabos de energia em uma das máquinas que leva água de São Jacó até o Centro. Um absurdo sem tamanho, reflexo do que é o Brasil hoje. Os ladrões inclusive podiam ter morrido durante o furto. A Corsan veio a público para dizer que, por conta do furto, poderia haver oscilações no abastecimento de água. Ninguém levou a sério. A maioria das pessoas achou que era só mais uma desculpa furada.
CORSAN E CORREIOS
Com o agravamento da pandemia, os leituristas da Corsan pararam de ir às ruas. Vamos lá… É um direito que eles têm. Naquelas semanas agudas de março, todos queriam se proteger de alguma forma. Para garantir a continuidade das leituras e das cobranças, a Corsan resolveu usar o sistema de estimativa, calculando o valor da conta pela média dos últimos meses. Isso está previsto em lei e não é a primeira vez que acontece. As contas com o valor estimado seriam enviadas pelos Correios. Aí muitos devem ter sentido calafrios. Depender de um serviço conjunto de Corsan e Correios é um tanto temerário. Mas, contrariando as expectativas, as contas chegaram nas casas antes do vencimento. Impressionante!
CEM DIAS DE GOVERNO – AGRICULTURA
Nos cem dias de governo, na área da Agricultura, o prefeito Jorge Darlei Wolf destacou o apoio dado para novas agroindústrias e aviários. Também falou da construção de redes de água em Linha Brasil Fundos, Linha do Sol, Pedancino e Treze Colônias.
AVALIAÇÃO
Uma vez um secretário da Fazenda aqui da região afirmou que, em termos de impostos, cada aviário novo dava retorno equivalente ao de uma indústria. Pode até não ser tudo isso, mas que dá um bom retorno, com certeza dá. Então quanto mais o município puder auxiliar nesse tipo de empreendimento, melhor. Quanto às redes de água, quem vê um lugar tão desenvolvido como Nova Petrópolis não imagina que ainda tenha tantos lugares sem rede de água. Deveria ser feito um planejamento com metas rígidas para zerar esse déficit.