Coluna Picada Café

Picada Café: Picadinhas…

21/06/2021 - 06h25min

Atualizada em 21/06/2021 - 10h48min

Jair Heylmann

 

SILVÂNIA NA CÂMARA

A suplente Silvânia Link é mais uma mulher a assumir cadeira na Câmara de Vereadores. Ela toma posse amanhã, dia 22, e ficará um mês no Legislativo, podendo mostrar trabalho e honrar os votos recebidos em novembro. Não fosse a saída de Lilian Rückert na semana passada, a casa ficaria com mais mulheres que homens. Mas esse crescimento delas nos orgulha, afinal, mostra que estão tomando gosto pela política e quem sabe, a partir da eleição de 2024, não teremos mais mulheres que homens entre os eleitos.

 

ATO

Silvânia só assume amanhã, mas sexta já representou o PDT no ato onde o deputado Pompeo de Mattos anunciou mais R$ 105 mil em emenda a ser aplicada na agricultura. Além dela, o suplente Roque Nobles também esteve no ato. Roque assume um mês em julho. É o PDT dando oportunidade aos suplentes de assumirem, mostrarem serviço e tomarem gosto pela política.

 

TRANSPLANTE

Silvânia e Roque vão ocupar a cadeira de Selvino Boettcher. O vereador do PDT se afastará dois meses para cuidar da saúde. Quem conhece Selvino sabe que há anos trava uma batalha contra a leucemia. O vereador está com transplante de medula marcada. Aliás, essa estava marcada para esse final de semana e foi adiada por alguns dias por falta de leito hospitalar. De acordo com o próprio vereador, a internação está marcada para quinta-feira, 24.

 

COMPATÍVEL

O pós transplante será de repouso e cuidados para o vereador. Ele deve ficar dois meses afastado das funções. O próprio irmão do vereador, Marino Boettcher, será o doador da medula. Os exames mostraram que sua medula é compatível e está tudo programado. Boa sorte a família Boettcher. Estamos na torcida para que tudo dê certo e para que logo logo o Selvino possa estar de volta as atividades que tanto gosta.

 

DE BEM COM PICADA CAFÉ

Muito boa a iniciativa da secretaria da Administração que lançou o programa “De bem com Picada Café”. Essa nada mais é que recuperar valores inscritos na Dívida Ativa através de diálogo com os contribuintes. Uma servidora está telefonando para contribuintes que deixaram de pagar algum tributo dentro do prazo para lembrar da inadimplência e sugerir pagamento.

 

OPORTUNIDADE

A gente não está aqui para questionar o porque do não pagamento dos tributos. Nem devemos. Mas o projeto nada mais é que dar a oportunidade desses devedores de colocar os débitos em dia, sem precisar ir à justiça. Outra coisa importante é dar a oportunidade de parcelamento. A secretaria segue as leis do Município e na justiça o cidadão vai ter que pagar para não correr o risco de perder o crédito e até o imóvel. “Graças a esta iniciativa, vários contribuintes procuraram a Prefeitura para quitar ou parcelar os débitos”, salientou o secretário.

ANOS

Conversei com um cidadão que ficou anos sem pagar o IPTU. Alegou que na época não concordava com o valor do imposto, mais a taxa de lixo, enfim. Mas, depois de cerca de dez anos, viu que a dívida só crescia e procurou a prefeitura para parcelar e limpar seu nome. O objetivo do programa, segundo Claus, é evitar a cobrança judicial ou a execução fiscal e recuperar recursos que serão investidos em melhorias nas áreas da saúde, educação, agricultura, obras e estradas.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário