Coluna Presidente Lucena

Presidente Lucena: emprego bom, vai bem, obras, PIB

28/01/2021 - 22h00min

Raul Petry – colunistas@odiario.net
EMPREGO BOM

De novo vamos falar de Presidente Lucena, naquilo que o município se destaca e não sobre politicagens que não levam a nada. Problemas políticos, brigas, discussões, enfim, a guerra declarada entre os dois lados, devem ficar no passado e todos se concentrar no crescimento do município. Como é bom todo mundo ter emprego, e emprego bom é o que interessa. Em Presidente Lucena isto existe. Aqui tem emprego bom, que é aquele com carteira assinada e com todos os benefícios que isto acarreta. As pessoas que tem carteira assinada vivem mais tranquilas porque tem a cobertura necessário quando o bicho pega, em caso de doenças e outras dificuldades quaisquer.

VAI BEM

Quando o município cresce a Prefeitura tem mais dinheiro em caixa e pode anunciar obras. Porque tudo tem que correr parelho. As empresas vão bem, os trabalhadores vão bem, todo o entorno que abastece o funcionamento das empresas vai bem e aqueles que abastecem os trabalhadores também vão bem. Perguntam aos mercados de Presidente Lucena, os bares, as agropecuárias, se elas não estão satisfeitas com as vendas que estão tendo.

OBRAS

Desta maneira a própria Prefeitura tem o retorno e o orçamento do município cresce com o pagamento de impostos por parte das empresas. Nack já anunciou várias obras que pretende implementar este ano. Sinalização com placas de indicação de ruas e trânsito, reforma do posto de saúde e Prefeitura, a construção da casa mortuária no centro, a reforma do pórtico em Nova Vila e mais asfaltamento de ruas.

PIB

PIB quer dizer o Produto Interno Bruto, ou seja, tudo que é produzido no município num determinado ano. Soma-se a indústria, a agropecuária, os serviços e outras atividades como a própria Prefeitura, pagamento de impostos, educação, saúde, etc. Tudo isto somado dá o valor em reais do que o município produziu em determinado ano.

21%

Em 2017, o PIB de Presidente Lucena foi de 104 milhões de reais. Já em 2018 ele alcançou 126 milhões de reais. Ou seja, 21% a mais. Este crescimento é espantoso, um salto enorme de um ano para o outro. Aí se destaca a participação da indústria, que foi de 55%. Ela tinha sido de 50,9% em 2017.

MAIOR

Com este crescimento Presidente Lucena se destaca nos últimos 5 anos pelo crescimento de sua economia. Vejam que a agropecuária só participa com 1% de tudo que se produz. O setor de serviços participa com 23%. É o comércio de um modo geral, corte de cabelo, academias, posto de lavagem, oficina mecânica, tudo isto é o setor de serviços. E a educação, saúde, serviços públicos, com 13,4%. Portanto, donde se conclui que a indústria é o carro-chefe em Presidente Lucena. E vai ser ainda mais em 2019 e 2020, pois as empresas do município estão crescendo, enquanto que a agropecuária fica estagnada.

2018-2017

De 2017 para 2018 a agropecuária só cresceu 1,01%; a indústria 32%, os serviços 13,16%e os outros como educação e saúde, 8,8%. É a indústria o carro-chefe de Presidente Lucena, aquela que puxa a frente e produz o desenvolvimento do município.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário