Coluna Presidente Lucena

Presidente Lucena: implementos agrícolas, contribuição, 25% é o valor, Morro do Pedro, duas bombas, próprios, portão, assembleia

14/05/2021 - 06h25min

Cândido Nascimento

 

IMPLEMENTOS AGRÍCOLAS

Teve ingresso na Câmara nesta semana, para apreciação dos vereadores, o projeto para colocar no orçamento municipal o valor de R$ 100 mil. O mesmo é referente a uma emenda do senador Paulo Paim, do PT, que proporciona a aquisição de implementos agrícolas.

 

CONTRIBUIÇÃO

Entra na Câmara nesta semana o projeto que trata da Contribuição de Melhorias referente à pavimentação da rua Três Mártires Riograndenses, que dá acesso ao pavilhão da Comunidade Católica. O valor total da obra é R$ 294.362,77. Como ela será feita em dois trechos, o primeiro de 175 m, este em parte será feito com recursos federais, através de emenda parlamentar, e parte com a contrapartida do município. O segundo trecho, de15 m será feito com recursos próprios do município.

 

25% É O VALOR

Como a rua Três Màrtires Riograndenses fica ao lado da fábrica de calçados Luz da Lua, a empresa vai contribuir com a parcela de 25%. Do outro lado da via pertence à comunidade Católica Três Mártires Riograndenses, que é isenta do pagamento por ser uma entidade religiosa.

 

MORRO DO PEDRO

O prefeito Gilmar Führ, o Nack, esteve reunido nesta semana com o diretor do Departamento de Poços e Rede da Secretaria de Obras do Estado, Luiz Henrique Feijó, para tratar a respeito da perfuração de um poço na localidade de Morro do Pedro, onde residem mais de 50 famílias.

 

DUAS BOMBAS

Nack sugere a perfuração de um poço tubular, já que na localidade não existe poço para abastecer a rede pública para atender aquela comunidade. A água é levada morro acima através de duas bombas de recalque instaladas em outra localidade. Dessa maneira como funciona atualmente é onerosa ao município e causa transtornos, pois ocorre com frequência o rompimento da tubulação a queima das bombas. Com isso ocorre a falta d’água para as famílias, que sofrem com esse problema.

 

PRÓPRIOS

O prefeito acredita que até o final deste ano o Estado possa “presentear” o município com um poço para o Morro do Pedro, o que seria uma coisa excepcional, dadas às dificuldades do pessoal quando dá uma pane qualquer nas bombas d’água. Ele lembra que fez um desafio a si próprio durante a live realizada recentemente pelo Jornal O Diário nas suas redes sociais, quando falou dos primeiros 100 dias da sua segunda gestão. De acordo com ele, se o Estado não fizer o poço no tempo requerido, o poço será custeado com recursos próprios doo município.

 

PORTÃO

O vereador Daniel Krummenauer, o Step, MDB, entrou com um pedido de informações ao Executivo, sobre o porquê não o atenderam em portão eletrônico na creche. Esse pedido foi feito em 2017 e 2018. “A respostada na época foi que estava licitado e que iriam fazer, mas até agora não fizeram”, diz Step.

 

ASSEMBLEIA

Nesta sexta-feira, o depurado Gabriel Souza, MDB, presidente da Assembleia Legislativa do RS estará em presidente Lucena, às 11h15. Ele será recepcionado pelos vereadores do MDB. O Plano de carreira da BM está na pauta.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário