Coluna Santa Maria do Herval
Herval: já foi desenhado, mas…
Cleiton Zimer – cleiton@odiario.net
Já foi até desenhado, mas…
Não sei o que mais precisa. Quais os argumentos ainda não foram usados para que as pessoas, principalmente os jovens, entendam que não é o momento de fazer “festinhas”, aglomerar-se à toa por aí?
Poxa vida, estamos em uma crise sanitária enorme e alguns fazem questão de contradizer o perigo. Por que? É emocionante quebrar as regras? Pois bem, têm pessoas morrendo por causa dessas atitudes inconsequentes. E está piorando: uma senhora morreu em Morro Reuter por falta de leito.
O que esperar?
Parabéns à Brigada Miliar e Polícia Civil que acabaram com a farra no final de semana. Deveriam haver punições mais severas.
Me preocupa saber que essas mesmas pessoas estarão, depois, ocupando cargos de responsabilidade nas esferas privadas e públicas. O que esperar?
“Ah, mas não tem nada a ver”.
Sim, está tudo relacionado. Tempos difíceis virão.
Todos estão cansados
Sim, é verdade que isso já passou dos limites do suportável. Encontrar os amigos, sair, se divertir é algo maravilhoso, uma benção. Não poder fazer isso é desgastante. Está difícil e ainda vai piorar se insistirmos no negacionismo.
Ninguém está gostando dessa situação, mas, no momento, não temos escolha. Não mesmo.
A luta dos comerciantes
Os comerciantes estão fazendo de tudo para conseguir se adaptar às constantes mudanças, seguir as regras e continuar tocando os seus negócios. Os preços estão mudando constantemente, falta de produtos e por aí vai.
Para quem possui restaurantes e bares, é pior ainda: precisam de público para fazer valer a pena e, é justamente isso, que está restringido. Poucas pessoas, pouco lucro/prejuízo. É um enorme desafio e não sabemos até quando vai perdurar.
Sem Kartoffelfest
Como já se previa, pelo segundo ano consecutivo não terá Festa da Batata. A confirmação veio através da prefeita Mara Stoffel na tarde de ontem. Ainda está sendo estudada a possibilidade de fazer alguma atração virtual, mas nada disso, até o momento, foi confirmado.
Fadi
A Fadi assumirá a Educação Infantil da Amizade. Essa terceirização, a longo prazo, deve possibilitar que a fila de espera de 73 crianças seja eliminada. Claro que isso não vai acontecer do dia para a noite, mas é fundamental que esforços sejam direcionados para esse gargalo, que é de prioridade máxima.
Mas com essas mudanças nas bandeiras, o vai e volta, será que podemos contar com que as aulas voltem ao normal esse ano?
Agricultor
Atenção para a apresentação do talão, que deve ser feito ainda essa semana. Mesmo que não tenha sido emitida nota no ano passado, é necessário ir na Secretaria da Agricultura para manter a situação regular. E, lembrando, que quanto mais notas você emitir, mais direitos a subsídios terá.
– Falando nisso, podem ser feitos os pedidos para silagem, máquinas pesadas, retro, inseminação, calcário e por aí vai.
-Não se esqueça que é época de fazer a declaração obrigatória de animais.