Conecte-se conosco

Colunistas destaque

Fevereiro chegou, máscaras no calorão e mais comentários de Dois Irmãos

01/02/2021 - 22h29min

Coluna Começo de Conversa

Mauri Marcelo Toni Dandel

 

FEVEREIRO E CALORÃO

– Não é todo dia que o mês começa em uma segunda-feira. Pois fevereiro começou na segunda, seria um sinal de um fevereiro querendo ser mais produtivo que o normal? Pra quem não se deu conta, Carnaval é em fevereiro…

– Passamos o inverno todo torcendo para a pandemia terminar antes do verão. O que mais se ouvia era: “quem vai aguentar usar máscara no calorão?”

– Mas o verão veio e já passou a metade e (ainda) estamos de máscara. Sabe o que é pior? Na Europa (que sempre está a nossa frente) estão recomendando a máscara cirúrgica, pois as de pano não adiantam mais para a nova cepa do vírus. Como estas máscaras N95 “entraram em extinção”, recomendam usar duas máscaras de pano.

– Se estava ruim com uma, imagine com duas. Me desculpem, mas sou obrigado a usar, de novo a frase “motivacional” que sempre repito por aqui: “pior do que a realidade só a perspectiva de futuro”.

– “Você deve estar de piada, falando em ‘frase motivacional’”, alguém deve estar pensando. Claro que sim. Mas, eu penso o seguinte: quem não quer usar, basta não aglomerar. E vocês vão lembrar de outra frase que citei aqui: ‘desde o início da pandemia, gastei pouquíssimas horas da minha vida lendo, falando, assistindo ou reclamando da pandemia’. Vamos nos informar, trabalhar e fazer o que tem que ser feito, mas, acima de tudo,  nos cuidar. Ponto. Ninguém está livre do vírus, mas não adianta terrorismo. E também não adianta ignorá-lo. Um amigo que o ignorou morreu.

 GETÚLIO

Para quem gosta de política e já está mirando em 2024, vale a frase de Getúlio Vargas: “os inimigos estão dentro do partido, a oposição é só adversária”. Baita frase para quem se sente traído. Na verdade, não só na política como eu tudo na vida, “você dá o sangue, mas depois é descartável”. Sem sangue, qual a utilidade? Mas… você é livre, só dá o sangue se quiser, ou seja…

 CURTAS

-Há uma semana, em um domingo, um caminhão arrebentou fios de telefone nos altos da Av. 25 de Julho. Ontem o fato se repetiu, desta vez o trecho foi longo, mais de 500m, fazendo com que a avenida e algumas travessas ficassem quase o dia todo interditadas. E o povo sem telefone, sem internet e tudo mais. Será que é tão difícil equacionar trânsito, caminhão, postes e altura de fios? E bom senso também, de ambos os lados!

– Dois Irmãos foi destaque na imprensa do Estado pela festa que teve que ser acabada pela polícia e forças de segurança lá perto do Travessão.

– Por falar no Travessão, amanhã vamos trazer aqui um fotógrafo que ganhou destaque nacional pela sua foto ali no Travessão.

– Apesar de todas as vendas na pandemia, você sabia que, no Brasil o e-commerce representa só 5% das vendas do varejo? Então, perceba o potencial que ainda tem a venda pela internet…

– No dia 5 de novembro, publicamos a seguinte mensagem positiva do dia: “Faça o que você não quer fazer ou o que julga que não é capaz de fazer. A partir daí, tudo o que você não quer fazer vai se tornar melhor”, Ícaro de Carvalho, escritor e educador. Pois bem, em cima disso, o nosso leitor Pedrinho Kieling, empresário de São José do Herval, nos mandou um comentário, que, em síntese, será a reflexão da mensagem de hoje: “Filosofando com o escritor da coluna Começo: Essa frase (acima) cria em cada pessoa a reflexão sobre a utilidade de passar adiante uma informação. Seja qual for a informação, antes de repassar temos que perguntar: qual a utilidade disso? Portanto, se a informação ajudar alguém, ok, passe adiante, mas se vai prejudicar, não passe para frente”. Sei que ele preferiria que não citasse seu nome, mas é uma baita reflexão, que merece citar a autoria.

 

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.