Colunistas destaque
Lembranças da política de antigamente em Dois Irmãos
Por
Mauri Marcelo Toni Dandel
HISTÓRICO
Desde o Renato Dexheimer, todos os prefeitos passaram pela Câmara. Isso quer dizer que todos os eleitos para a Prefeitura de 1996 para cá, tinha sido eleitos vereadores antes disso. Mas isso não quer dizer nada e a história pode mudar, aliás, cada eleição tem sua história. Esta informação de todos os prefeitos terem sido vereadores antes até que se repete. Mas é uma das poucas coisas em comum que as eleições têm…
– Por exemplo, na eleição para vereador, raramente se repete a mesma coisa. Em uma eleição a maioria é reeleita, em outra, o povo faz uma faxina na Câmara e manda a maioria para casa…
– Deixa puxar da memória (ela pode ser falha, e, se falhar, me desculpem) o seguinte: na eleição de 2000, só três dos nove vereadores se reelegeram. Nesta última eleição de 2016, por exemplo, quase todos do mandato passado se reelegeram.
– No último mandato dos anos 90, o PMDB tinha quatro vereadores (Décio, Tânia, Yannes e Leonel), mas na eleição de 2000 só dois se reelegeram (Yannes e Décio), o PDT tinha três (Veronez, Padeiro e Remi) e só Veronez passou.
– Já pelo PT, os vereadores eram Rambo e Romeo (que havia assumido a vaga de Victor Hansen, que tinha ido trabalhar no Governo Olívio Dutra), mas os dois não se reelegeram.
1.900 E ANTIGAMENTE…
– Aliás, puxando este fio da história, sempre lembro que comecei a acompanhar as sessões da Câmara em 1999, ou seja, de lá para cá acompanhei algum debate. Nossa, quanto debate!
– Minha primeira sessão que acompanhei foi lá por início de setembro daquele ano, ou seja, daqui a alguns dias fará 21 anos!
– Falando em debate, era bonito ver os debates entre Rambo e Leonel no ano de 2000, da mesma forma que o debate do Miguel com o Marcel (hoje deputado) na gestão de 2005 a 2008.
– Dias atrás falamos do Juarez Stein como vereador. Então, alguns “da antiga” me disseram que na Câmara ele era um dos vereadores que gostava de um embate. Ou, do bom combate na tribuna. Dizem os mais antigos que ele e o ex-vereador daqui (e que foi prefeito de Nova Petrópolis), Albano Hansen, travavam bons debates. Inclusive lembro de uma coletiva de imprensa lá em 2002 ou 2003, quando o Pitter comentou sobre esta época do vereador Juarez!
– Aliás, voltando mais no tempo, nesta época aí (que não acompanhei, pois iniciei na Câmara em 1999), vale uma perguntinha: Se o PDS (atual PP) era a direita da época (e comandava a Prefeitura) e o Juarez (do MDB, da época, oposição) era combativo, se fosse em dias de hoje, daria para dizer que o Juarez era questionador, “radical”…?
PEDRADA
A mensagem positiva do dia: “Toda árvore que produz fruto, leva pedrada. Adultos e crianças jogam pedras para derrubar os frutos. Não quer levar pedrada? Simples, só não produzir nada. Mas aí, vai levar machadada. Saiba que árvore que não produz fruto é cortada e vira lenha”. E aí, o que você quer ser? Prefere levar pedrada, mas alimentar alguém, ou prefere apenas virar lenha?