Conecte-se conosco

Colunistas destaque

O problema da aglomeração na BR-116 em Dois Irmãos não é só a pandemia, veja o que é pior do que isso…

06/08/2020 - 07h32min

Por

Mauri Marcelo Toni Dandel

AGLOMERAÇÃO

A aglomeração na lateral da BR-116 em domingos a tarde continua sendo o assunto dominante da semana. Mas a gente que é daqui sabe que ali é assim há muitos anos, inclusive, desde que começou a quarentena lá em março, todo santo domingo este é o assunto principal nos grupos de WhatsApp.

 

REFÉM

– Mas há dois outros pontos que não percebi ninguém questionar acerca daquela movimentação.

– O primeiro pronto – que já expusemos aqui – é o caso dos moradores das redondezas que sofrem com a baderna ali há muitos anos. Não é questão apenas de não poder sequer tirar um cochilo no domingo a tarde ou passar vergonha quando recebe visitas. O problema destes moradores também não é só a baderna ou o cheiro de urina…

– O problema deles não é pagar IPTU em dia (e ali é uma região onde o IPTU é bem caro, ainda mais depois do reajuste de dois anos atrás) e não receber o mesmo tratamento cortês do Poder Público, que é lhes dar o direito de usufruir da sua residência. O Estado manda todo mundo ficar em casa, mas eles não podem ficar em casa em domingos.

– O problema principal para estes moradores é serem reféns. O pior é querer sair de casa em domingos, para fugir do barulho luciferano e não poder tirar o carro da garagem porque um “magrão” estacionou na faixa amarela em frente da sua garagem e faz cara torta se tiver que largar o chimarrão ou a garrafa cerveja para ir lá retirar o Chevettão rebaixado (ou Golf?) da frente da garagem do morador! Nada contra o carro, diga-se de passagem…

– Você que está lendo, te imagina em uma atitude desta?

LUCIFERANA

– Mas isso não é o pior! O problema não é só a pandemia, a baderna ou a falta de ação do Poder Público. Não, este não é o problema maior!

– Quantos se deram conta que o problema ali não é só este?

Te pergunto: você já parou para pensar em um outro problema mais grave que tudo isso?

– Tente imaginar se um caminhão ou carro vem “chutado” da Serra, perde o controle a “pega” umas 30 ou 40 pessoas que estão no meio-fio, quase dentro da pista da BR-116. Além de vidas que se vão, certamente vamos ficar marcados na paleta, vamos ser notícia no Brasil todo mais uma vez. Será que vão continuar dando “sopa para o azar” até que algo deste tipo aconteça, para as pessoas terem um lazer diferente em domingos?

– Aliás, vocês viram o engavetamento que levou uns 20 carros a sofrer acidente no Paraná e matou oito ou 10 pessoas? Pois é…

SOMBRINHA

– Aliás, há quem diga que as pessoas vão para lá porque não tem opções de lazer na cidade. Concordo!

– E discordo, porque se não tem parque e praça que chega para todos, certamente há uma sombrinha ou uma calçadinha em algum lugar para ficar.

– Enfim, se ninguém fizer nada, Dois Irmãos vai ficar engolindo um fato como este até quando?

– A mensagem positiva do dia, hoje, não é positiva, mas reflexiva: “Muitas vezes a juventude é repreendida por acreditar que o mundo começa com ela. Mas a velhice acredita ainda mais frequentemente que o mundo termina com ela. O que é pior?”, Christian Friedrich Hebbel, poeta alemão.

 

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.