Colunistas destaque

Os debates de hoje em Dois Irmãos e os debates de antigamente entre Brizola, Maluf e Covas

19/10/2020 - 08h34min

Atualizada em 20/10/2020 - 08h38min

Por

Mauri Marcelo Toni Dandel

 

DEBATE

O comentário do final de semana anterior tinha sido as pesquisas. Neste último, foi o debate da ABC. Você chegou a ver alguma cena do debate? O que achou do debate e dos assuntos? Pois bem, teremos novidades em breve neste assunto.

BRIZOLA X MALUF

– Em suma, o debate foi “tranquilinho”. Só tinham quatro, faltou o Paulão. Este debate reflete o cenário político da atualidade, ou seja, estamos em campanha eleitoral, mas as ruas (praticamente) não demonstram isso. Campanha mais calma, lógico que teremos debates mais tranquilos. É um novo momento da política no país!

– A minha geração é do tempo em que campanha era Copa do Mundo. Debate, então, era como que uma final de campeonato, tinha até torcida organizada. Cada chapoletada que um candidato dava no outro era comemorado como gol. Foi-se!

– Sempre lembro daquele debate entre Covas e Maluf na Band, acredito que na disputa pelo Governo de SP. Foi uma aula de história. E de humor, porque não!

– Aí o Chile Weber comentou do debate dos presidenciáveis de 1989. Fui olhar no Youtube e o Brizola dizendo: “Tu, filhote de ditadura”. E o Maluf: “Prefiro ser filhote do que fugir de vestido e peruca pro Uruguai”. Senhores, olhem este debate no Youtube. É mais engraçado que o melhor programa humorístico de todos os tempos da TV. Na Começo do site, vou colocar o link para vocês assistirem.

VOLTANDO

Enfim, novos tempos. Não tem comício, não tem carreata, foguetório, lixa de unha, camiseta (que não podia lavar), nem boné, nem fardamento de futebol e nem tanque de gasolina. E nem galinhada e churrasco. E não tem empolgação. Talvez por isso…

Aliás, ouvi apenas um “jingle” de campanha este ano. Antigamente, a estas horas, a gente estaria fugindo das ruas de tanto carro de som importunando a gente.

RAIZ E NUTELA

– Em vez de comício com bailão no final dos discursos e cerveja rolando, temos o que? Videozinho no Whats e “live”. É, amigo, novos tempos, não tem o calor do discurso de improviso no palanque!

– A ‘turma da antiga’ sempre lembra os comícios no antigo Salão Wiest em Boa Vista. Aquilo vinha abaixo, o prédio era de madeira, e, literalmente balançava com a empolgação do povo!

– Antes que reclame, é só uma brincadeira da “campanha raiz” de antigamente.  Confesso que prefiro as “campanhas Nutelas” de hoje, afinal, uma eleição não pode ser o fim do mundo! É melhor assim. Em municípios menores, o pessoal brigava na campanha e ficava três anos de cara torta,  e aí quando faziam as pazes, vinha nova eleição e novas brigas, recomeçando tudo de novo. Enfim, é melhor assim. Concorda?

– Para finalizar, a mensagem positiva do dia, atendendo a pedidos, citamos as 5 regras do dinheiro (ou do sucesso, se preferir): “Estudar, conquistar, multiplicar, patrimonializar e compartilhar”. Jamais inverta a ordem para andar mais rápido porque aí o dinheiro escorre pelo ralo. Lembre-se de outras coisas que não devem ser invertidas: “ser, ter e fazer” e “ame o dinheiro e use as pessoas”, jamais o contrário.

 

Copyright© 2020 - Grupo o Diário