Conecte-se conosco

Panela de Pressão

E.C. Gaúcho, vacina e atividade econômica

21/01/2021 - 10h40min

Raul Petry – [email protected]
GAÚCHO

O E.C.Gaúcho tem jogo decisivo no dia 30 de janeiro, quando será disputado o jogo de ida pela Libertadores da Serra Gaúcha. Um dos campeonatos amadores mais fortes do Estado. O adversário será o Ferroviário de Nova Pádua. O jogo de volta será no dia 6 de fevereiro. O campeonato foi realizado nesta época no ano passado e suspenso por causa do Covid. Agora acontece a final. O jogo será devidamente autorizado pelas autoridades competentes, conforme a bandeira do dia.

HISTÓRICO

O dia de ontem foi de novo histórico por causa do início da vacinação nos nossos municípios. Muitas pessoas não tem dimensão de quanta coisa isto envolve. Envolve vidas humanas em primeiro lugar. Mas envolve também empregos e negócios. Muitos empreendedores investiram em atividades que não deslancharam por causa do Covid. Sem a vacina as coisas iam ficar pretas daqui por diante com esta nova onda do vírus. Com a vacinação as pessoas vão se acalmar, porque sabem que a pandemia tem prazo para terminar. E podem planejar as suas vidas e as de seus negócios. Imaginem a situação do pessoal envolvido no jogo de futebol do tópico anterior. O jogo sai, dependendo da cor da bandeira do fim de semana em que será disputado o jogo. Não dá para programar nada numa situação dessas. Graças a Deus este tempo está com os dias contados.

DE NOVO

Volto a frisar, as pessoas não tem ideia do que significa a chegada da vacina. Algumas delas garantem que não vão tomar a vacina por medo de algum fantasma que não existe. A todo momento você escuta alguém dizer que não tomará a vacina. E se adoecer e chegar próximo ao leito da morte, será que continuará pensando a mesma coisa? As vacinas foram descobertas para socorrer as pessoas que ficam doentes. Quantas vacinas cada um de nós já tomou ao longo da vida. Tem para tudo, inclusive para a gripe. Uma dessas pessoas que disse que não tomaria a vacina contra o Covid respondeu que a vacina da gripe ela faz todos os anos. Tem lógica?
Sinceramente, a vacina é tão bem-vinda que tinha que ter havido foguetório nas cidades. Agora resta saber a velocidade que o povo será vacinado. Pelo menos estamos vendo a luz no final do tunel.

NORMAL

Notícias deram conta que a atividade econômica voltou ao normal de antes da pandemia em março do ano passado. A notícia é boa. A recuperação aconteceu antes do esperado. Tinha um momento em que se pensava o pior. A recuperação aconteceu mais rápido. Agora com a vacina espera-se que aconteceu um crescimento econômico capaz de compensar a perda que acontecerá em 2020. Em 2021 a economia é para crescer os mesmos 4%. Mesmo assim, continuaremos na estaca zero, sem sair do lugar. No entanto, as piores previsões não se confirmaram.

QUEDA

Quem foi bem durante a pandemia como o setor alimentício está experimentando um pequeno revés agora, com a queda nas vendas. Se você for num supermercado vai constatar que o número de pessoas diminuiu. O auxílio emergencial foi quase todo ele para a alimentação e agora não tem mais.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.