Panela de Pressão

Ivoti: aniver, água, davam tudo, Rio do Sinos

06/10/2021 - 06h00min

Atualizada em 06/10/2021 - 19h26min

Raul Petry – colunistas@odiario.net

 

ANIVER

Aproxima-se o aniversário de Ivoti. Será no dia 19 de outubro, uma terça-feira. Como se sabe, Ivoti foi emancipada no dia 19 de outubro de 1964. Na época pertencia a Estância Velha, que havia se emancipado cinco anos antes, em 1959. Antes pertencia a São Leopoldo. Na época Ivoti tinha um pouco mais de 2 mil habitantes. Hoje beira os 25 mil e é o município cuja população mais cresce na região. Nos últimos 10 anos foi um crescimento de 27%, bem maior percentualmente que Dois Irmãos e Estância Velha. Isto se deve principalmente a qualidade de vida que se tem aqui, uma cidade próxima a região metropolitana e com ar de interior, bem no pé da serra.

ÁGUA

Na década de 70 foi festejada a chegada da Corsan ao município, que viria a trazer água encanada para todos. Hoje não se sabe porque cargas d´água nós mesmos não fizemos a rede de água e perfuramos os poços para abastecer a cidade como é até hoje no interior. Na 48 Alta, em Picada Feijão e em Nova Vila, por exemplo, nunca a Corsan se interessou em explorar o abastecimento de água porque nestas localidades não dá lucro por causa da pequena população. Lá que se virem por conta. Aqui na zona urbana a Corsan chegava na época com pompa e circunstância, mas ficava mamando nas tetas da Prefeitura. Era uma outra época, os prefeitos daquele tempo idolatravam uma estatal como se fosse coisa de outro mundo.

DAVAM TUDO

Vocês não acreditam que a Corsan mandava as Prefeituras fazer os consertos de água e não pagava um centavo. Era uma espécie de parceria que só interessava a Corsan. Os prefeitos da época atendiam os pedidos da Corsan e, ainda por cima, pagavam pela água que consumiam. Isto só mudou a partir da década de 90, quando os prefeitos passaram a se dar conta do absurdo que era aquilo e começaram a cobrar pelo serviço que cobravam. Eram máquinas e mão de obra da Secretaria de Obras a disposição da Corsan. Um absurdo total. A Corsan vinha aqui, cobrava caro pela água, cobrava o que a Prefeitura e prédios públicos consumiam, além das escolas e mandava a Prefeitura trabalhar para ela como se fôssemos escravos da estatal. E era tudo encarado como uma coisa normal.

RIO DOS SINOS

Agora que estamos na véspera de mais um aniversário do município vale a pena lembrar o ano de 2012, quando Ivoti se livrou da estatal através de um gesto de grandeza e revolta mais do que merecida. Não tinha cabimento continuarmos sendo subservientes a Corsan, que prestava um péssimo serviço, seus diretores vinham aqui e mentiam descaradamente dizendo que a água em Ivoti estava terminando, e que isto seria um problema sério. Que grossa mentira que foi desmascarada quando foi descoberto o plano da estatal de interligar Ivoti com Estância Velha e, consequentemente, com o Rio dos Sinos. Imagina, se não nos tivéssemos livrados das garras da estatal, estaríamos hoje consumindo água poluída e fétida do Rio dos Sinos.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário