Panela de Pressão
Ivoti: aparente, vacinas, hoje, 1500, câmara e mudança
Raul Petry – colunistas@odiario.net
APARENTE
Se você andar pela rua nota que a movimentação de pessoas e veículos é quase normal. Pesquisa feita em Porto Alegre dá conta que a redução de veículos circulando chegou a 10%. Ou seja, quase a mesma coisa que nada. Na verdade, poucas pessoas têm condições de ficar em casa e não se expor ao coronavírus. Os idosos aposentados não têm porque sair de casa. Mas a maioria das pessoas não tem condições de ficar em casa. Eles precisam trabalhar, se virar para poder levar comida para casa.
VACINAS
Ontem foram vacinadas as pessoas idosas acima de 78 anos. Aos poucos vai indo. No entanto, é muito devagar o processo de vacinação no Brasil. Nos EUA vacinam 3 milhões de pessoas por dia. Aqui no Brasil por semana se muito. Não sobra nada para nós aqui em Ivoti. Na verdade continuam morrendo alguns novos, mas 80% são idosos. Vacinando estes, o problema vai ser muito menor. A ocupação de leitos diminui e os mais novos serão atendidos porque não vai ter mais os idosos.
HOJE
Hoje e amanhã haverá a segunda dose para os idosos de 80 anos ou mais. Será na parte da manhã, no pátio do ginásio da Comunidade Católica. A vacinação será das 9 às 11 horas e os idosos serão vacinados no carro, tendo que levar cartão do SUS e documento de identidade.
1.500
O município de Ivoti recebeu 1.508 doses de vacina até agora. 403 foram aplicadas nos profissionais na saúde. Perto de 900 em idosos. Amanhã eles recebem mais uma dose. Como a segunda dose somente foi aplicada em 180 idosos chega-se à conclusão que depois de quase dois meses de vacinação somente 180 pessoas em Ivoti estão protegidas pela vacina. Se ficar neste ritmo vai longe. De 25 mil habitantes 180 estão com as duas doses e podem ficar tranquilos que não terão mais problemas com a Covid. Uma pessoa com 60 anos é considerada idosa. Dá para fazer a conta de quando estará com as duas vacinas. Pelos meus cálculos e neste ritmo só daqui a 2 anos os idosos de Ivoti estarão vacinados.
CÂMARA
A Câmara Municipal se reuniu na segunda-feira pela segunda vez depois do recesso. Um dos projetos que foram apreciados diz respeito à proibição de vendedores ambulantes vender na cidade. Como não tem mais alvará de licença para pequenos negócios, o vereador Satoshi sugeriu que se estabeleça um limite geográfico. Por exemplo, se o sujeito vender cachorro-quente não pode ser na frente de uma lancheria. Se vender picolé não pode ser na frente de uma sorveteria. A distância sugerida por Satoshi foi de 200 metros do local regularmente estabelecido.
MUDANÇA
Hoje não é permitida a venda de produtos através de vendedores ambulantes. Não é aquele que vem aqui vender redes no verão e vai embora depois ou não fica no mesmo lugar. Pelo que entendi podemos ter vendedores fixos em certos pontos da cidade desde que não façam concorrência para alguém legalmente estabelecido. Se o projeto é este vai dar polêmica. Imaginem a cidade de Ivoti tomada de vendedores. Será que é por aí?