Panela de Pressão

Ivoti: atrações, domingos, sinal, gargalos

01/09/2021 - 06h00min

Atualizada em 01/09/2021 - 10h17min

Raul Petry – colunistas@odiario.net

 

ATRAÇÕES

É hora de fazer um balanço da Feira do Mel, Rosca e Nata. Esta deliciosa Feira, que não é só uma Feira como dá a entender, mas um evento que mistura muitas coisas. Você vai lá comprar mel, rosca e nata, você vai lá para simplesmente tomar chimarrão, você vai lá para curtir um copão de chopp, você vai lá para reencontrar amigos, você vai lá para comprar produtos coloniais e artesanais, você vai lá para comprar flores, enfim, é uma gama de produtos que estão à venda e que esperam por você lá.

DOMINGOS

Na verdade, a Feira do Mel, Rosca e Nata acontece todos os domingos. Em todos os fins de semana, o Núcleo recebe 1.000 pessoas que vão lá para fazer tudo isso, só não para comprar especificamente mel, rosca e nata. Este não é o foco principal nos domingos comuns. Aí o que atrai as pessoas é o lugar em si, a Ponte do Imperador, os plátanos, os matinhos e taquarais para sentar numa roda de amigos e curtir um papo legal e tomar chimarrão e, de quebra, comprar alguma lembrança para levar, qualquer um desses produtos que estão lá na Feira do Mel e que podem ser comprados sempre, o ano todo. A única diferença do domingo da Feira do Mel para um domingo comum é praticamente a infraestrutura que o local oferece para as pessoas chegar lá. O acesso não é fácil e manda muita gente embora numa Feira do Mel, quando comparecem milhares de pessoas.

SINAL

É ali que tem que residir toda a ação do poder público. Mais um avanço foi feito nas últimas semanas, que é dotar o Núcleo com sinal de celular. Pergunto: é o suficiente? Claro que não, mas também não dá para fazer tudo numa vez. Cada coisa no seu lugar. Todavia, sinal de celular não tinha que ter há muito tempo? Nunca me esqueço da cena do vendedor de chopp procurar sinal de celular dando ziguezague em volta de si até achar o sinal perdido não se sabe aonde. No principal atrativo turístico de Ivoti isto não pode acontecer em pleno ano de 2021. Deve estar resolvido. Antes tarde do que nunca.

GARGALOS

Temos alguns gargalos que precisam ser resolvido digamos em um ano. Se formos arregaçar as mangas agora, até a Feira do Mel do ano que vem, o Núcleo pode ser outro. Mas precisa principalmente investimentos. Não estou falando em como chegar lá. Estou me referindo apenas as instalações do Núcleo, que compreende infraestrutura dentro do parque e no seu entorno. Temos que investir dentro, onde falta muita coisa para ficar bom, não perfeito, e temos que investir em áreas para estacionamento, além de eliminar o risco de enchente. Segundo consta, área para aumentar o estacionamento de veículos tem e que teria sido comprada pelo ex-prefeito Arnaldo e que quase ninguém sabe que esta área existe e é da Prefeitura. Temos que ter nos arredores um mega-estacionamento, para centenas de veículos, três vezes maior do que o atual, que já é bom, mas não o suficiente. 1 milhão de investimentos para os próximos 360 dias, coisa do gênero. O salto que o Núcleo de Enxaimel deu neste ano não pode ser perdido por falta de investimento.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário