Panela de Pressão
Ivoti: balanço, próximo, terceira, Aparecida
Raul Petry – colunistas@odiario.net
BALANÇO
O balanço da Feira do Mel, Rosca e Nata foi positivo sem sombra de dúvida. Realizada fora do seu mês tradicional, ela não deixou a desejar. As autoridades municipais estavam sempre muito preocupadas com um eventual não atendimento das regras impostas para a realização de eventos em função da Covid. Bem, estabelecidas as regras do jogo, o evento foi realizado e com sucesso de público e de cumprimento do protocolo. Um máximo de 2.500 pessoas no interior do Núcleo foi o objetivo alcançado, mesmo que a fila para entrar tivesse chegado próximo a 100 metros. As vendas também foram boas. Muita gente comprando de tudo. A venda de roscas também foi grande, pois sempre tinha gente comprando no pavilhão das padarias. A rosca se transforma nestes dias na marda registrada de Ivoti. Não se fala tanto em rosca em qualquer lugar do que em Ivoti. Aqui é a terra da rosca.
PRÓXIMO
Qual é o próximo evento a ser realizado em Ivoti? Será em outubro, quando acontece a Feira das Flores. Tal como a Feira do Mel, Rosca e Nata, a Feira das Flores também não foi realizada no ano passado por causa da Covid. Neste ano, graças as vacinas, os eventos começaram a ser realizados. A Feira das Flores não está confirmada por ninguém, mas é certo que acontecerá. Se a Feira do Mel foi realizada porque não o seria a Feira das Flores? Então vencemos a etapa da proibição de eventos. Agora os eventos estão de volta. E muito provavelmente, quase certo, que não haverá de novo uma recaída como aconteceu no ano passado. A Covid está sendo vencida e já aprendemos de sobra para quase termos certeza absoluta disso. A vacina está aí e graças a ela podemos tocar a nossa vida quase que normalmente.
TERCEIRA
Portanto, temos hoje no calendário de eventos de Ivoti, duas festas, uma realizada e maio e a outra em outubro. E temos o kerb em janeiro, mas isto é outro papo. Vamos levar em conta apenas as duas Feiras, realizadas em cima de produtos com os quais Ivoti tem uma grande aproximação, como as flores e o mel, rosca e nata. Aqui tinha uma indústria de laticínios e a nata era um produto produzido em grande escala aqui. Temos mais um motivo para criarmos mais uma grande festa ou feira. Poucos sabem que Ivoti é o terceiro município do Brasil que tem mais registros de cachaça no Ministério da Agricultura em Brasília. O terceiro em número de registros. Este deverá ser o mote para a realização de mais uma Feira, a Feria ou Festa da Cachaça. Ivoti e Presidente Lucena tem vários produtores de cachaça. Ivoti tem uma indústria de cachaça que é conhecida no Brasil inteiro e, porque não, no mundo inteiro. A Weber Haus e um caso a parte, um sucesso de fabricante de cachaça que dever orgulhar a todos nós. Trata-se de uma empresa que é colecionadora de prêmios pelo mundo afora. No Brasil nem se fala. A Weber Haus pode ser encontrada nos principais mercados de toda a grande Porto Alegre.
APARECIDA
A ex-prefeita Maria foi para Nossa Senhora da Aparecida mês passado e comprou uma garrafa de cachaça da Weber Haus no hotel onde estava hospedada. Ou seja, lá em São Paulo, você encontra produtos feitos aqui. A Festa da Cachaça podia ser em agosto!!!