Panela de Pressão
Ivoti: bem, mortes, notícia, motivos
Raul Petry – colunistas@odiario.net
BEM
Ivoti e Dois Irmãos estão entre os municípios que mais vacinaram a população, segundo a 1a Coordenadoria de Saúde. Dois irmãos vacinou 59% e Ivoti 55% da população com a segunda dose, o que é o que interessa mesmo. Dizem que, quando chega a 70% da população vacinada, ocorre o fenômeno denominado de imunidade de rebanho. Com 70% das pessoas com anticorpos, ou por terem já desenvolvido a doença ou por terem sido vacinadas, o vírus não consegue mais se reproduzir em quantidade capaz de manter a pandemia entre nós. Desta forma, estamos perto da imunidade de rebanho, que deverá acontecer talvez ainda neste mês ou em novembro.
MORTES
A eficiência das vacinas pode ser constatada pelo número de mortos nas nossas cidades, estado e também no Brasil. Ele cai constantemente e não se fala mais em UTIs lotadas. Isto simplesmente não existe mais. Com a vacina a proliferação do vírus foi controlada e agora vai acabar sendo relegado ao seu devido lugar como já aconteceu com tantos outros. A humanidade soube enfrentar mais esta adversidade e a vida volta ao normal antes mesmo do que se imaginava no primeiro semestre quando aconteceu em fevereiro aquele repique das festas de fim de semana e pela própria realização do carnaval. Ah, não dá para esquecer as eleições no ano passado, que juntaram muita gente em comícios e outros eventos. Em fevereiro, março e abril tivemos número recorde de contaminados e mortes, fazendo crer que estaríamos perto do fim do mundo.
NOTÍCIA
Praticamente não se tem mais notícias de mortes por Covid nos municípios da região. Tirando fora o surto que teve em Nova Petrópolis no Lar de Idosos e que matou cerca de 20 deles, não houve outras mortes em nenhum município. A pessoa pode até pegar o coronavírus, mas o desenvolvimento da doença não chega a levá-la a morte. E quanto mais pessoas estão se vacinando, menos incidência o coronavírus vai ter. O que não se sabe e talvez nunca se saberá ao certo, é a quantidade de pessoas que não foram se vacinar. São 10% da população ou qual o percentual exato? Ninguém sabe, mas que estas pessoas existem e em número superior ao que imaginamos, disso ninguém tem dúvida.
MOTIVOS
Os motivos para alguém não se vacinar são os mais variados. Tem de tudo entre eles, até os que acham que a vacina foi feita para controlar a nossa vida. São absurdos e mais absurdos. Tem também o componente religião. Existem religiões que não permitem que os fiéis se vacinem em hipótese alguma. Cada um, cada um, só isso temos a dizer sobre isso. No entanto, trata-se de uma questão de saúde pública e não é tão simples de se entender. Por exemplo, alguém que é adepto a determinada religião e é gremista ou colorados doente e costumava ir em jogos, agora não vai poder ir se ele não estiver vacinado. Para entrar em espetáculos públicos exige-se comprovante de vacinação. Esta pessoa vai se incomodar mais ainda a partir de agora. Viajar acho que tão cedo não viajará mais.