Panela de Pressão
Ivoti: câmara, exemplo, página virada
Raul Petry – [email protected]
CÂMARA
Antigamente o Diário dava completa cobertura para as atividades da Câmara Municipal. Hoje não é mais assim, mas vai voltar a ser. A pandemia foi o fator preponderante que levou a este estado de coisas, das pessoas não saber mais o que acontece no plenário da Câmara, muito menos nos bastidores. A Câmara fechou as portas, começou a ter sessões com entrada pela porta dos fundos, não queiram deixar a imprensa entrar porque era proibido – o que não era – mesmo porque a imprensa é considerada atividade essencial e ela tem livre acesso a todos os eventos, quer queira sejam fechados ou abertos, assim como todos nós tivemos acesso a um supermercado, porque lá dentro estava a comida que precisávamos comer para sobreviver. Caso contrário teríamos todos nós morrido de fome e os colonos com os seus produtos encalhados por falta de comprador. Portanto, a partir de agora voltamos ao normal. A Câmara vai ter de novo a cobertura que ela merece, ou não, dependendo do que eles fizerem nas suas atividades políticas. Elas ao longo dos anos muitas vezes foram a favor ou contra o povo.
EXEMPLO
Quando da discussão pela municipalização da água, o Legislativo foi fundamental para que tivéssemos hoje água mineral nas nossas torneiras e não aquela sujeirama que despejam nas casas das pessoas do restante das cidades da grande Porto Alegre. Ela simplesmente não dá para tomar. E, esta mesma água teríamos hoje nas nossas torneiras se não fosse a luta que o povo de Ivoti todo se engajou e, por fim e finalmente, o Legislativo também encampou, já que o Legislativo queria, na época que continuássemos com a maldita estatal que nos sugava aqui, além de alguns vereadores da época que achavam que a melhor solução seria a estatal. Na oportunidade, a estatal estava há 12 anos sem contrato, portanto, fornecia a água e levava nosso dinheiro das contas embora com a justificativa de um tal de rateio entre todos os municípios que atendia.
PÁGINA VIRADA
Hoje a Corsan é uma página virada na vida de cada um de nós, graças aos vereadores da época, e preciso citar um que foi fundamental para que nos livrássemos daquela fria onde estávamos metidos. Trata-se do vereador Lolo, que na época foi o cara e garantiu a água mineral que consumimos hoje. Página virada e hoje temos que entrar em novas lutas. Uma delas é pelo crescimento do Núcleo de Casas de Enxaimel. Se ninguém fizer tudo que tem que ser feito e com pressa, o Legislativo vai ter que se envolver e porque elegemos 9 vereadores. Se algum deles não concorda que tenhamos um Parque Municipal no Buraco do Diabo nos moldes que pode vir a ser, para que possamos competir pelo menos um pouco com a serra, que diga em alto e bom tom. Este colunista quer o bem de Ivoti, quer que tenhamos um lugar dos sonhos e este lugar tem apenas 10 anos e precisa crescer para chegar aos 18 e ganhar a maioridade. Só que isto não pode levar 8 anos. Não precisamos mais de 4 para chegar lá. Caros vereadores, é com o Executivo e com o Legislativo. Nenhum dos dois pode se furtar das suas responsabilidades.