Panela de Pressão

Ivoti: carreta, quebra-mola, falta, foco, infra

08/10/2021 - 06h00min

Atualizada em 08/10/2021 - 16h16min

Raul Petry – colunistas@odiario.net

 

CARRETA

No meio da tarde de ontem passou pela centro de Ivoti uma carreta carregada com no mínimo 40 toneladas. Além de atrapalhar o tráfego normal de veículos, a carreta estraga o asfalto e provoca o estouro de canos de água. Sinceramente, não dá para entender como não se fez nada até agora para a retirada de veículos pesados do centro de Ivoti. Sabe-se que não é tarefa fácil. Tem que haver uma alternativa para estes caminhões pesados passar e não tem. Urge uma estrada alternativa que passasse por fora da cidade para desviar todo o tráfego de veículos que só cruzam por Ivoti pelo centro. Esta visão de futuro falta a nossos homens públicos. A José de Alencar é acanhada e não propicia um caminhão pesado passar. Tivessem pelo menos aterrado o lugar e levantado o pontilhão sobre o Arroio Prass e já melhoraria. Um metro mais alto e seria bem melhor. No entanto, obras mal feitas igual a Ivoti você poucas por aí.

QUEBRA-MOLA

Aquele quebra mola instalado na Av. Presidente Lucena no lado oposto ao novo supermercado é uma dessas coisas de entrar no guiness book. Não pode existir coisa parecida por aí, ainda mais numa descida como aquelas. Todos os dias, mas todos os dias mesmo, vários veículos levantam voo ao se descuidar durante a passagem por ali, principalmente a noite. O cara que arquitetou aquilo ali só pode ser sadomasoquista. Ele ainda vai provocar mortes. Outro dia um motoqueiro conseguiu se equilibrar, mas quase foi para o chão, ao não se aperceber da existência daquele terrível trombolhão.

FALTA

O que falta para o distrito industrial da Colônia Japonesa deslanchar. Tem uma única indústria instalada lá e o problema pode ser o modelo de implantação do projeto. A única empresa que tem lá ainda por cima se mudou da cidade para lá. Foi uma troca de seis por meia dúzia. O que falta para as empresas se instalar no distrito industrial. Ele não custou barato para os cofres públicos, que compraram a área a peso de ouro. Trata-se de uma área boa e plana, entre Ivoti e Dois Irmãos. Porque ninguém se instala lá? Alguém tem a resposta?

FOCO

Um dos motivos é a falta de foco das autoridades municipais. Se a disposição fosse atrair empresas para o local, uma meia dúzia delas já estariam instaladas lá. No entanto, não há o devido foco nisso e aí nada acontece. Como em tudo na vida, tem que haver foco, determinação na busca de objetivos e não é isto que acontece. Só saem negócios por ali se por acaso alguém topar com Ivoti e querer se instalar lá. Caso contrário, ainda vai virar mato. No prédio onde funcionava a CFC Stands uma empresa está se instalando.

INFRA

Voltando a carreta que cruzou pelo centro. Todos os caminhões de um frigorífico de aves passam por Ivoti e pelo centro da cidade. Menos mal que é de manhã cedo. Precisamos estadistas nesta cidade para projetar o futuro e pensar para a frente. A Ivoti100 está aí e poderia muito bem debater este assunto, porque está mais do que na hora. Não podemos esperar muito para termos uma via alternativa, que passasse pelo entorno da cidade.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário