Panela de Pressão
Ivoti: covid, movimento, inauguração, pésadelo, Rio do Sinos, projeto
Raul Petry – [email protected]
COVID
Não temos mais ninguém em UTI por conta da Covid-19. E em 24 horas só 5 casos positivos. Foi só recrudescer em alguns municípios os casos de coronavírus que já se comenta que se trata de uma quarta onda. Que quarta onda que nada. Com as vacinas ocorrendo a partir de agora, o corona não tem mais muito para onde ir. Vai continuar entre nós, mas não mais como nos piores momentos. A vacina praticamente já atingiu todos os idosos e como eles representavam quase 80% dos óbitos, a Covid-19 irá aos poucos entregar os pontos.
MOVIMENTO
A boa notícia vem da área econômica, onde se espera um crescimento da economia brasileira para este ano de cerca de 4%. Eu imaginava de novo crescimento zero por causa dos meses de fevereiro, março e abril, quando boa parte dos negócios não funcionou. Mas nada disso. Iremos crescer. Ainda é pouco perto dos 7% da queda da economia no ano passado por conta da Covid-19. Ainda ficaremos devendo 3%, mas melhor isso do que nada.
INAUGURAÇÃO
Num município vizinho a Corsan abriu uma espécie de escritório, que terá atendimento em duas tardes por semana para atender as pessoas. Fizeram até solenidade de inauguração com a presença do prefeito e vice. É brincadeira. A Corsan presta um péssimo serviço, só atende onde é o filé na zona urbana em quase todos os municípios e o abastecimento no interior geralmente é por contra dos próprios moradores ou da Prefeitura. Aí abre um escritório duas vezes por semana e fazem solenidade de inauguração.
PÉSADELO
Aqui em Ivoti vivíamos um pesadelo permanente com a falta de água e péssimo serviço prestado. A Corsan deixava faltar água, cobrava as tarifas mais caras do Brasil e arrebentava com as ruas da cidade. Até que uma luta de 20 anos deu resultado. O próprio Diário liderou uma campanha para tirar a Corsan daqui e em 2013 conseguiu o feito. Vários políticos da época diziam que não adiantava fazer um movimento porque de qualquer maneira não levaria a nada.
RIO DOS SINOS
Pois o movimento deu resultados contra tudo e todos. Quando o povo se envolveu com o momento dizendo um basta para a Corsan a ideia começou a ficar viável. Claro que a descoberta do projeto da Corsan de interligar Ivoti com o abastecimento através do Rio dos Sinos foi fundamental. Um abaixo-assinado de mais de 4 mil assinaturas recolhidas em poucos dias gerou inclusive uma lei municipal que determinou que toda água usada para abastecer o município teria que ser oriunda do próprio município.
PROJETO
Qual era o projeto da Corsan? Interligar Ivoti com Estância Velha, que é abastecida com água do Rio dos Sinos. Estava tudo decidido pela estatal sob a alegação de que a água em Ivoti estava terminando. Pura mentira. Ivoti tem água de sobra, sendo inclusive água mineral, extraída de poços artesianos. A Corsan tentou passar um cachorro em nós e no dia 7 de dezembro de 2013 entregou a chave de tudo e foi embora daqui. Só outros dois municípios conseguiram tirar a estatal de seu território além de Ivoti.