Panela de Pressão
Ivoti: distrito industrial, 10 anos, investimento, furo, céu
Raul Petry – colunistas@odiario.net
DISTRITO INDUSTRIAL
Uma boa pergunta que a gente se faz quando passa pela Colônia Japonesa é saber porque o distrito industrial da Colônia Japonesa só tem uma única empresa instalada, ainda por cima que só mudou de endereço porque já estava instalada em Ivoti. Ou seja, até agora não agregou nada, não gerou um único novo emprego e renda, muito menos impostos para o próprio município. O distrito industrial pode, por isso, ser considerado um fracasso de iniciativa ou não. Claro que não. Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa.
10 ANOS
Se se levar em consideração que a área foi comprada há cerca de 10 anos e temos uma indústria instalada não foi obviamente uma iniciativa que pode ser considerada um sucesso, que alcançou seus objetivos. Claro que não. Uma empresa para 10 anos, senão mais. É lógico que é muito pouco. O distrito industrial deveria ter andado muito mais rapidamente, deveria ter atraído empresas de fora que agregassem renda e empregos para Ivoti. No entanto, você passa lá é só vê aquele baita descampado sem empresas funcionando.
INVESTIMENTO
E se se levar em conta unicamente o que o poder público investiu ali aí o fracasso se torna ainda mais evidente. Só a área custou aos cofres públicos cerca de 3,8 milhões. O valor corrigido hoje passa de 7 milhões. Portanto, um investimento de 7 milhões só na compra da área, afora o restante dos investimentos, sem gerar até agora praticamente retorno algum, pode ser considerado um fracasso. Quanto foi o valor total investido? Certamente passa longe de 7 milhões. E cadê as empresas?
FURO
No fundo, o furo é muito mais embaixo. É no material humano que está envolvido na administração desta área da Prefeitura. Tivéssemos uma pessoa responsável pela área do desenvolvimento do município, e o resultado seria outro. Como vamos esperar resultados diferentes e o que se faz é sempre o mesmo. Resultados diferentes se consegue passando a fazer coisas diferentes. O mais do mesmo será sempre o mesmo. É isto que acontece com a Prefeitura de Ivoti. Tem uma Secretaria chamada de Desenvolvimento onde falta o principal. Pessoas realmente habilitadas para tratar deste assunto. Aqui não vai nenhuma crítica às pessoas que ali trabalham. Elas fazem o que sabem fazer. Elas não estão qualificadas para exercer um cargo que fizesse andar para a frente aquela área lá na Colônia Japonesa. Pessoas erradas no lugar errado. A resposta para esta pergunta já se sabe de antemão. Falta a pessoa certa para o lugar certo.
CÉU
Só que esta pessoa não cai do céu. Muito menos se consegue por um salário de secretário da Prefeitura de Ivoti, que é de cerca de 7 mil reais. O salário de secretário não é baixo, dependendo de quem ocupa o cargo. Devem existir secretários para os quais o salário de 7 mil é muito. Para outros é pouco. Este é o grande defeito das administrações públicas. Não se nivela por cima, nivela-se por baixo. Na iniciativa privada o bom ganha mais e o mau nem fica, é demitido, ou se encaixa num outro cargo e passa a ganhar menos.