Panela de Pressão

Ivoti: Edgar Arnhold, reforma, cidade histórica, tema

07/10/2021 - 06h00min

Atualizada em 07/10/2021 - 11h29min

Raul Petry – colunistas@odiario.net

 

EDGAR ARNHOLD

Faleceu no dia de ontem João Edgar Arnhold, aos 92 anos. Ele foi pai do ex-prefeito de São José do Hortêncio, Leonardo Arnhold, que também já morreu. Edgar Arnhold, como era conhecido, sempre morou no centro de Ivoti, nas proximidades do Belvedere. Trabalhava na construção civil e foi presidente da Comunidade Católica. Edgar tinha 11 filhos. É do tempo em que as famílias eram numerosas. Hoje em dia não se concebe mais um número tão grande de filhos. Na época dele era comum isso. Ele ainda passava a pé pelo centro de Ivoti quase todos os dias, fazendo as suas caminhadas praticamente diárias.

REFORMA

Começou a reforma da antiga Casa Holler. Os recursos são de fora. A reforma da Casa Holler era necessária por causa do seu estado precário, cheia de cupins e começando a se deteriorar completamente. A Casa Holler só foi salva de ser demolida depois que o seu dono foi visto trabalhando na derrubada. Sempre fui a favor da preservação de prédios históricos. No entanto, hoje existem outras soluções para manter os prédios. É que a preservação provoca prejuízos no seu entorno e ninguém é minimamente indenizado. Nos países do primeiro mundo o poder público se responsabiliza em indenizar o patrimônio histórico, ao contrário daqui do Brasil. Aqui se tomba tudo que aparece pela frente e os proprietários que se danem.

CIDADE HISTÓRICA

Já dei a minha opinião sobre esta questão de casas históricas no município de Ivoti. Como grande parte delas foram derrubadas pelos proprietários algumas na calada da noite, uma ideia que já passei para as autoridades públicas é criar uma cidade histórica nas imediações do Núcleo de Casas de Enxaimel. Uma cidade mineira se não me engano fez isso. Lá eles reconstruíram todas as casas históricas que já haviam sido derrubadas num mesmo lugar e ergueram uma cidade histórica num mesmo lugar, formando um núcleo urbano com todas elas reunidas. Aqui em Ivoti poderia se fazer coisa parecida. A nova antiga cidade se encheria de turistas todos os dias. Em Minas, onde fica esta cidade reconstruída digamos assim, as pessoas pagam para entrar. E sempre tem fila de pessoas interessadas em ver, conhecer e relembrar o passado e como era na época em que viviam seus antepassados.

TEMA

As pessoas que estão coordenando o projeto Ivoti100 poderiam muito bem aproveitar a ideia e incluir a demanda para debater. A criação de uma cidade histórica reproduzindo o passado de Ivoti seria um diferencial para nós que estamos ao pé da serra mas não na serra. Contam que na antiga casa Kern, onde ficava a loja de tecidos antigamente, funcionava um salão de baile. Imaginem que maravilha não seria reproduzir um patrimônio desses na cidade histórica e fazendo funcionar de novo como era na época, 100 ou 150 anos atrás. Quem não ia gostar de visitar e participar de um baile como era naqueles tempos, à luz de lampião e tudo. Seria uma maravilha e valeria todo o investimento. Sei que estou chovendo no molhado porque ninguém vai se interessar em levar o projeto adiante.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário