Panela de Pressão
Ivoti: eventos, projetos, asfaltamento, poeira
Raul Petry – colunistas@odiario.net
EVENTOS
Vocês já repararam que qualquer evento, qualquer atividade que é promovida em Ivoti na área do esporte, lazer e até cultura, tem o ponto de largada no Núcleo de Casas de Enxaimel. As caminhadas saem e chegam lá, os pedais começam lá, eventos culturais também são lá. Portanto, aquele lugar merece e deve receber investimentos vultosos do setor público. Não só do setor público, o exemplo da parceria com a iniciativa privada está lá, que é a abertura da Cervejaria Adoma no Núcleo e que contou com um alto valor de investimentos na reforma da casa histórica que lá estava. Portanto, quando se fala que devemos fazer cerca de 1 milhão de investimentos no local, não precisa necessariamente ser do setor público. Podem ser feitas parcerias com a iniciativa privada, que está aí apta por captar bons investimentos e que gerem retorno para a iniciativa privada. Gramado foi erguida pelo setor privado e não pelo setor público. Na verdade, os dois se complementam.
PROJETOS
O que o município tem obrigação de fazer é apresentar projetos para a iniciativa privada. È o mínimo que o setor público precisa fazer. Aí que entram as cabeças pensantes da equipe da administração municipal, que precisam ser instigadas a fazê-lo. Não necessariamente só eles, há projetos e talvez sejam a maioria, que são trazidos pela iniciativa privada. Tudo depende da agilidade e visão de futuro do gestor municipal. É ele que instiga a sua equipe e será ele que vai dar a palavra final até mesmo na hora de botar um projeto no papel.
ASFALTAMENTO
Uma das iniciativas que precisam ser feitas logo no Núcleo para melhorar a circulação de veículos e evitar engarrafamentos em torno da ponte, é o asfaltamento da estrada que liga a RS com o atrativo turístico. O asfaltamento desta estrada merece toda a atenção logo, pois ela na verdade é o coração do Núcleo, principalmente nos dias de eventos. Não é nem mais nos dias de eventos. O movimento no Núcleo já acontece em domingos sem nenhum atrativo extra. As pessoas vão lá curtir o local, as suas belezas arquitetônicas e a beleza natural que o Núcleo oferece. E quanto melhor e facilitado o acesso mais pessoas para lá irão.
POEIRA
Nem levamos em consideração o fato da Prefeitura ter uma área depois do estacionamento que pode ser utilizada também e para tanto se a estrada for asfaltada melhor ainda. Mas os veículos podem estacionar também ao logo de todo aquele trecho, desde que seja asfalto. Ninguém quer ir num local de evento e comer poeira. As pessoas no mínimo vão se encher de poeira e como ir num local público e de grande movimento coberto de pó. Então está aí uma medida urgente a ser tomada, o asfaltamento daquele trecho. Uma vez asfaltada, a estrada pode virar num estacionamento natural, onde caberão centenas de veículos. Quem vai num evento não se importa em caminhar 500 metros para chegar no local. Só precisa haver condições para caminhar.