Panela de Pressão
Ivoti: Ivoti100, futuro, desnorteado, Satoshi, terrenos, RGE
Raul Petry – colunistas@odiario.net
IVOTI100
Hoje vai ter oficinas voltadas para a indústria e comércio na CDL. A Ivoti100 já tem cerca de 50 projetos elaborados e os trabalhos vão avançando. Os organizadores ainda não arrecadaram todo o dinheiro necessário para o pagamento da empresa contratada para a realização do projeto. Vários eventos são realizados para ajudar a Ivoti100, até pedal e pedágio já teve. O envolvimento da comunidade continua acontecendo, embora os organizadores almejem a participação de mais pessoas. Aliás, quanto mais, melhor. A ideia é ter a participação do maior número de pessoas para que o projeto que saia da prancheta tenha a maior representatividade possível. Uma bela iniciativa sem sombra de dúvida, que merece todo o apoio de todos. Ivoti precisa de um norte, deixar bem claro o que o povo pensa sobre o seu futuro.
FUTURO
Por falar em futuro, foram inventariados cerca de 100 imóveis históricos em enxaimel, que pode ser o maior acervo deste tipo de imóvel no Brasil. Aliás, tem muita casa em enxaimel no Núcleo e também na Picada 48 Alta. Se fizessem um levantamento por metro quadrado, talvez seja a maior concentração deste tipo de casas que tem por aí.
DESNORTEADO
Segunda-feira pensei em começar a frequentar as reuniões da Câmara Municipal. Dei com o nariz na porta. Falaram que os vereadores transferiram para a quarta e, de novo, dei como nariz na porta. Aí fui olhar quantas segundas-feiras tinha em novembro e contei cinco. Estava explicado. Continua esta coisa inexplicável de realizar no máximo quatro sessões por mês. Sinceramente não sei quem inventou esta história de enforcar um dia de trabalho no mês em que tem cinco segundas-feiras.
SATOSHI
O nosso amigo Satoshi disse que, se o salário recebido pelos vereadores é legitimado por sessão realizada, não deveria de haver a gazeta. No entanto, ele também argumenta que tem vereadores que não fazem nada, não sabem sequer ler um projeto. Isto é verdade, chega a doer na alma o fato de alguns não saberem o que estão fazendo ali. Imagina, se isto acontece em Ivoti, onde o nível da população é mais alto, imagina no norte e nordeste. É de chorar!
TERRENOS
A Prefeitura Municipal está adquirindo dois terrenos ao lado do prédio. Na verdade está trocando por outras áreas. Também está sendo comprada a casa na esquina das escolas do Panorâmico, Creche e Posto de Saúde. Praticamente todo o entorno passa a pertencer ao Município. Em torno do prédio da Câmara de Vereadores, que hoje serve de estacionamento, vai ser erguido o Centro de Especialidades.
RGE
Está em projeto a construção de uma linha de alta tensão, que passará próximo ao projeto da Rodovia Leonel de Moura Brizola. Várias sugestões no sentido do traçado dos dois projetos serem simultâneos, para os trajetos coincidirem estão sendo dadas. Passa a linha e passa no mesmo lugar a rodovia, unindo o útil ao agradável. Essa é a ideia e se pensa em levá-la a efeito.