Panela de Pressão

Ivoti: luz, robô, ômicron, vacina

19/01/2022 - 11h08min

Panela de Pressão

LUZ

O calor domingo foi abafante. E consequência disso aconteceu um temporal no final da tarde. Este temporal até que justificaria a falta de luz por longo tempo em alguns bairros da cidade. O que não se justifica é a segunda vez que deu um temporal e a segunda vez que a cidade fica 24 horas sem luz. Uma boa parte dela. O temporal de domingo teve ventos bem fortes, rajadas que assustaram e provocaram prejuízos. No entanto, o de duas semanas atrás, não foi nada disso e ficamos sem luz também. Fazia três anos que não aconteciam os apagões por causa de temporais. Ou até mais do que isso. Agora qualquer ventinho derruba o fornecimento de energia. Não pode ser assim, embora sempre tenha sido. Mas com a evolução das tecnologias, tudo melhora e avança se modernizando, isto não justifica mais.

ROBÔ
O que também não se justifica é o atendimento da concessionária. As pessoas entram em contato com a RGE e são atendidas por uma máquina. No temporal de 15 dias atrás, a máquina avisou no meio do domingo, que a luz retornaria apenas as 5h36 da manhã do outro dia, 3 de janeiro. Baseado em que foi dada esta previsão para o centro de Ivoti. Ela retornou no final da tarde, mas ficaram vários bairros sem luz até a tarde de segunda-feira, inclusive no centro de Ivoti. As pessoas entendem as dificuldades da concessionária em atender todo mundo ao mesmo tempo. No entanto, volto a frisar que coisas que aconteciam há 20 anos não podem continuar se repetindo nos dias de hoje. Porque durante 4 anos não aconteceu mais nenhuma falta de luz no centro de Ivoti por causa de temporal? E porque voltaram a acontecer agora?

ÔMICRON

Muitos especialistas apontam que a variante Ômicron da coronavírus pode estar representando o começo do fim do vírus. Ela é mais leve e há estudos que revelam que ela não vai até o pulmão. Seus sintomas seriam mais respiratórios, como tosse e dor de cabeça, além de febre em alguns casos. Sendo seus efeitos mais leves e com a existência da vacina, a Ômicron pode estar representando o começo do fim do coronavírus. É uma explicação para o fato de seus efeitos não serem tão letais como os do coronavírus original. Depois que todo mundo pegar a Ômicron, o vírus pode estar indo para o fim.

VACINA

A dose de reforço da vacina provavelmente vai ser feita todos os anos para as pessoas estarem protegidas. O grande problema são as pessoas que não se vacinam. Conheço um que simplesmente alega que o seu corpo está fechado e não tem necessidade de se vacinar. O que fazer com um sujeito desses? Como pode haver pessoas com este tipo de crença, que não tem nada a ver com um mínimo de racionalidade. A única coisa que se pode crer é na ciência. O resto é bruxaria, coisas sem sentido. A gente respeita mas não se pode crer. Provado e comprovado é o que a ciência faz. Por isto o nome é ciência. Tudo que se pode chamar de ciência está provado e comprovado. O resto é conversa pra boi dormir.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário