Panela de Pressão
Ivoti: marcação de consultas pelo whats, pão, aposentadoria e ônibus
WHATS
Está funcionando a marcação de consultas por whatsapp. Parece que a iniciativa vai ser bem-sucedida. Até o meio da tarde do primeiro dia de agendamento por whatsapp já haviam sido feitas cerca de 40 chamadas. A vantagem do whatsapp é que a consulta fica salva no celular. Antigamente se fazia a marcação de consultas pessoalmente porque ninguém tinha telefone. Depois passou a se adotar o telefone quando ter um telefone fixo era coisa para rico. Um telefone custava na época quase o preço de um carro no câmbio negro. O que mais tinha nos jornais eram classificados de venda de telefones. Este era um mercado sempre aquecido porque as pessoas precisavam de telefone e a CRT – Companhia Riograndense de Telecomunicações – não tinha para atender o mercado. O telefone era fornecido por empresas estatais no Brasil inteiro. O preço oficial era bem menor, mas não tinha. A fila de espera era de cerca de 5 anos para conseguir um telefone. Quando ele chegava as pessoas faziam festa e soltavam foguetes.
PÃO
Quando contavam que um dia íamos ter telefone instalado na hora como se compra pão em padaria, ninguém acreditava. Lá fora, nos países ricos, já era assim. Aqui o problema eram as estatais que tinham o monopólio da comercialização de linhas de telefone, uma jabuticaba brasileira que criaram para deixar o telefone na mãos do governo. Diziam que comunicações era estratégico e que tinha que ser serviço público. A maioria dos brasileiros caía neste conto do vigário como patinhos. Olha, o que já aprontaram pra cima de nós não é pouca coisa!
ORELHÃO
Depois vieram os celulares na década de 90, mas pareciam uns tijolos. Celular passou a ser a moda. Entretanto, o telefone ainda era preponderante. O governo de Fernando Henrique privatizou as estatais do telefone que não existia e passamos a ter telefones à nossa disposição. Deixou de ser artigo de luxo para ser o que sempre foi, um aparelho para as pessoas telefonar e se comunicar. Orelhões foram espalhados por todos os bairros. Já foram aposentados e ainda resta o telefone fixo. Não vai tardar e também será aposentado. Hoje é o celular que impera e depois do celular como telefone vieram as redes sociais e o whatsapp.
APOSENTADORIA
Aqui é dado mais um passo para a aposentadoria do telefone convencional que custava na década de 80 e 90 o preço de um carro. Agora se fala por whatsapp tanto escrito quanto por videoconferência ou apenas áudio. Podemos escolher. Uma mudança e tanto de apenas 25 anos para cá. A Prefeitura de Ivoti agora vai aposentar o telefone e usará apenas o whatsapp para marcar consultas. São os novos tempos.
ANIVER
Ontem foi o aniversário do prefeito. Pelo que se sabe não houve nenhuma comemoração. Como se trata de um homem público, Martin fez 39 anos.
ÔNIBUS
A Prefeitura de Ivoti recebe no dia de hoje um ônibus. Não se trata de um ônibus escolar, mas que será usado para outros tipos de transporte.
MARÇO
Em março uma comitiva local de prefeitos vai a Brasília atrás de verbas. É aquela velha história. O dinheiro sai daqui, cai nos cofres do governo federal em Brasília, aí nos devolvem migalhas. Como o jogo é esse tem que jogar junto.
SIMON/JAIR
Outro dia elogiei o senador Pedro Simon por ele nunca ter usado o dinheiro para distribuir aos municípios em troca de favorecimento eleitoral. O médico Carlos Appel lembrou que o político mais sério que ele conheceu foi Jair Soares, ex-deputado e ex-governador do Estado. Bem lembrado