Conecte-se conosco

Panela de Pressão

Ivoti: sobrando, transmissões, óbitos, 10%

31/08/2021 - 06h00min

Raul Petry – [email protected]

 

SOBRANDO

Chegamos onde se esperava que chegaríamos no mês de setembro. Temos hoje um estoque de vacinas na Secretaria da Saúde para as pessoas que tiverem interesse em se vacinar. É só comparecer lá e fazer a vacina. Não vai ter mais filas quilométricas para as pessoas receberem a vacina. Talvez só para os adolescentes, quando chegar a vez deles se vacinar. É a melhor notícia que poderíamos receber. A tal da variante Delta é igual as outras, só que transmite mais rápido. No entanto, dizem que é menos letal, ou seja, mata menos. Como a vacina para a Delta é a mesmo e o tratamento também, não muda nada. A variante Delta vai encontrar um paredão de pessoas com anticorpos pela frente e não vai ter para onde ir.

TRANSMISSÕES

Com relação a segunda dose, Ivoti está vacinando as pessoas com 50 anos para cima. Ou seja, os de mais de 50 anos estão protegidos pela vacina. Agora vai baixando não na mesma velocidade que foi a primeira dose, mas a fila vai andar e o Covid diminuir. As transmissões caíram para um patamar ótimo, abaixo de 1, o que significa que uma pessoa vai transmitir para menos de uma. Com esta progressão as transmissões devem desaparecer. Não é da noite para o dia. É só fazer a conta que se pode chegar a conclusão da linha de transmissões de uma pessoa até as transmissões desaparecerem.

ÓBITOS

Os óbitos anunciados também não correspondem a realidade. Muitas pessoas morrem de doenças comuns e a elas é atribuída a Covid. Uma pessoa que interna por estar doente e com poucas chances de vida, se pegar a Covid pelo caminho ou no hospital, quando o óbito acontecer é registrada como sendo morte por Covid. Conheço duas ou três em que isto justamente aconteceu. De qualquer maneira, os óbitos diminuíram na mesma proporção das transmissões. O que nos salva da Covid é a vacina. A ciência está de parabéns, porque correu contra o tempo e colocou a nossa disposição uma vacina que nos protege da Covid. Não fosse a ciência e estaríamos sabe-se lá aonde. E pensar que teve gente que desconfiou das vacinas e até disse que ninguém era obrigado a tomar. Insinuou, inclusive, que ele não se vacinaria.

10%

Calcula-se que 10% da população não se vacinou até agora por exercer o livre arbítrio de fazê-lo ou não. São pessoas que pensam de outra forma, ou a própria religião as proíbe de se vacinar. Tem religiões onde os fiéis seguem à risca o que preceitua a sua religião e não se vacina, mesmo que isto possa colocar em risco a sua vida. Sinceramente, tem cada um. Todavia, temos que respeitar a decisão de cada pessoa individualmente. No entanto, quem pensa e age assim sabe que coloca em risco o resto da população e por isso a vacina deveria ser obrigatória. Como isto não vai acontecer, que ao menos as pessoas que assim pensam arquem com as consequências. Se quiserem viajar ou entrar num local e não tiver a carteirinha não vai poder ingressar. É o mínimo que pode acontecer.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.