Panela de Pressão

Panela de Pressão: desde quando a terça-feira gorda de carnaval é feriado

26/02/2020 - 09h43min

Pelo menos no Brasil não é. Pode ser feriado municipal, já que cada município tem direito a quatro feriados municipais. Mas também não é o caso dos municípios da região. Pelo que sei nenhum deles faz feriado no carnaval. Alguém haverá de perguntar como as Prefeituras, então, quase todas elas, decretaram ponto facultativo na terça e quarta-feira de carnaval. Aí depende de cada decreto. A gente procura no site e não acha nada sobre o decreto. Dirão, é ponto facultativo. Pergunto: o que é mais esta jabuticaba que inventaram aqui no Brasil. Só no Brasil mesmo. Ponto facultativo é o seguinte: nas repartições públicas só vai trabalhar quem quiser. Se não quiser não precisa ir. Normalmente é como se fosse feriado porque ninguém vai trabalhar. O correto seria compensar as horas, só que ninguém acredita nisso, nem o gestor público que decreta o ponto facultativo tampouco o próprio funcionário, muito menos a população.

CARTÓRIO

Outro dia o Diário fez uma reportagem sobre a negativa da Prefeitura de ceder funcionário e transporte para o cartório eleitoral. Muito boa a atitude do prefeito de Ivoti. Temos de parar de ser burros de carga de outros poderes, geralmente mais ricos, pois tem orçamentos milionários e, ainda assim, usam a estrutura dos municípios para prestar alguns serviços. Imaginem o contrário, a Prefeitura pedir a cedência de estrutura do Poder Judiciário. Cada um no seu quadrado. Os municípios têm dezenas de serviços que tem que prestar para a população e não podem ficar cedendo funcionários e transporte para outros poderes e deixam de cumprir com as suas obrigações para com a população.

MESMA COISA

Na saúde acontece a mesma coisa. No passado, saúde pública era com o governo federal e estadual. Hoje grande parte do atendimento recai sobre os ombros da Prefeitura. O governo federal e estadual repassaram para os municípios o ônus, mas ficaram com o bônus. 60% da arrecadação de impostos fica com a União, 25% com os Estados e 15% com os municípios. Escrevem na Constituição que saúde é direito universal do cidadão e quando recorrem ao Poder Judiciário, o juiz manda cobrar da Prefeitura e do Estado. O governo federal fica ao largo. Ninguém acredita lá fora que no Brasil a União fica com 60% da arrecadação de impostos. Até 31 de maio trabalhamos só para o governo. Só a partir de então e produto de nosso trabalho fica no nosso próprio bolso. Peguem o exemplo de alguns ivotienses. Eles botam os filhos em escola particular para ter educação melhor e escapar de eventuais greves. Pagam seguranças particulares para se sentirem mais seguros porque o Estado não dá a segurança que precisamos. Tem que ter planos de saúde privados porque se dependerem do SUS estarão ferrados como grande parte da população. Tem que pagar vários pedágios nas estradas porque senão, se dependerem do Estado, as estradas iam acabar. Melhor parar por aí.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário