Colunistas destaque

Pesquisa eleitoral diferente em Dois Irmãos

23/10/2020 - 09h19min

Por

Mauri Marcelo Toni Dandel

BANANEIRA

Alguém já cortou os pés de bananeira para “fazer a pesquisa” de quem vencerá as eleições aqui em Dois Irmãos?

MAS O QUE É ISSO?

– É uma “pesquisa” eleitoral à moda antiga. Nos anos 70 e 80 isso era muito comum. Funcionava da seguinte maneira: o pessoal cortava duas bananeiras do mesmo tamanho e davam o nome dos candidatos para cada “talo”. O que brotava antes, venceria.

– O problema é que neste ano, pra fazer esta pesquisa, tem que devastar o bananal. Precisa cortar cinco caules (ou troncos), afinal, são cinco candidatos!

– Na Começo do dia 17 de julho a gente comentou sobre isso e, acredite, teve leitor que nunca tinha ouvido história parecida. É por estas e outras que incentivo as pessoas a escreverem livros, afinal, histórias como estas não estão nos livros, mas são histórias reais e que não podem ser perdidas.

– Por falar na coluna do dia 17/07, outro comentário foi o seguinte: “Será que algum dos antigos prefeitos está voltando? Fizeram o possível e o impossível para dizer que não iriam concorrer, mas…” Pois bem, pergunta respondida: voltou. De vice!

Funciona? o broto maior vence as eleições

 

NÃO QUER CALAR

Sim, a pergunta que você está querendo me fazer é: e a tal pesquisa da bananeira funciona? Não sei. Que tal a gente fazer a prova? Se alguém tiver um bananal onde não faça falta cortar cinco talos (da mesma espessura), nos chame para que possamos ir aí, cortar as bananeiras, dar os nomes e depois ficar aguardando quem brotará primeiro. E registramos com vídeos e fotos! A propósito: é permitido ou vai ser crime ambiental?

RESULTADO DA PESQUISA

Apenas lamento informar que não poderemos divulgar o resultado “desta pesquisa” antes da eleição. A Lei Eleitoral só permite divulgar pesquisa com registro no cartório, tendo assinatura de um responsável técnico, como um estatístico, se não me engano.

E neste caso nosso, da pesquisa da bananeira, que profissional a gente levaria para assinar o laudo técnico? Como se vê, não vai dar pra registrar! Então, a publicação, só após o pleito!

RÁPIDAS

– Sim, este comentário é uma brincadeira. Mas hoje pode, é sexta-feira!

– Por outro lado, isso é a nossa história! Espero que, se ninguém lançar um livro, que alguém guarde este recorte como um registro da nossa história para daqui a 100 anos!

– Faça ou chuva ou faça sol, seu Diário sempre chega. E com ele nossa coluna, às vezes mais pesada, às vezes mais “light” como hoje, mas, “we always deliver”: “sempre entregamos”. Sejamos nós assim com as pessoas ao nosso redor, ou seja, que a gente sempre se faça presente e sempre entregue mais do que esperam de nós. Um dia sim, outro também. Dia sim e dia sim. Esta é a mensagem positiva do dia. E, pra encerrar, como diria o pessimista: “ninguém sabe o dia de amanhã”! Mas eu sei, amanhã é “segunda-feira”.  Sim, apesar de hoje ser dia 23 (não é, oficialmente segunda), você pode, sim, iniciar regime, começar a fazer caminhada, procurar emprego, recomeçar e resolver coisas que só resolveria em segundas-feiras!

 

 

Copyright© 2020 - Grupo o Diário