Colunistas destaque
Prefeita Tânia descarta fechar tudo em Dois Irmãos, pelo menos por enquanto
Por Rogério Savian
LOCKDOWN EM DOIS IRMÃOS?
Essa pergunta muita gente tem feito nas últimas semanas. Seria a melhor decisão nesse momento? Ou não? Pois bem, no último sábado questionei a prefeita Tânia a respeito e ela foi bem objetiva: “A roda precisa continuar girando”. E descartou a possibilidade de fechar tudo, pelo menos por enquanto. A questão é focar nas medidas coletivas e individuais de segurança para evitar o pior.
PUNIÇÃO
Infelizmente, o que vemos hoje é a “punição” para quem respeita as regras e não para os desobedientes. Enquanto a maioria dos comerciantes segue rigorosamente as medidas estipuladas, outros simplesmente fazem de conta que a conversa nem é com eles e seguem promovendo aglomerações nas imediações de seus estabelecimentos. Máscaras é a mesma coisa. Na semana passada, quando fez aqueles dias de calor, perto de 50% das pessoas na rua deixaram de usar. Carregavam na mão ou no queixo e só colocavam para entrar nos estabelecimentos comerciais.
DESEMPREGO
Uma pesquisa do Instituto Methodus revela que, para 80% dos prefeitos, o desemprego cresceu em seus municípios e é uma grande preocupação no momento. Para 17%, o nível permaneceu igual ao período pré-pandemia, enquanto para 3%, houve aumento na oferta de emprego. O pior disso tudo é que o número de desempregados pode se mostrar pior em alguns meses, visto que parte do problema tem sido controlado dentro do possível em função do auxílio emergencial de R$ 600 do Governo Federal. Outra parcela da população ainda não está tão preocupada porque, por enquanto, ainda está no seguro desemprego. Mas isso vai acabar e a recolocação no mercado de trabalho não será imediata.
MAIS DE 20 MIL VEÍCULOS
Na semana passada O Diário trouxe uma reportagem com a quantidade de veículos de cada município da região. Em junho, Dois Irmãos tinha 20.421 veículos registrados. No mesmo período, segundo estimativa do IBGE, a população era de 32.671 pessoas. Ou seja, temos um veículo para cada uma pessoa e meia (1,59). Entre os maiores desafios disso tudo está a questão da mobilidade urbana. As ruas estreitas vão acabar ficando em sentido único e as vagas de estacionamentos reduzidas.
HORÁRIO REDUZIDO
Como o município se encontra na bandeira vermelha, o tabelionato está com horário de atendimento reduzido em cumprimento às normas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça e Corregedoria Geral da Justiça do Estado. O atendimento é das 12h às 16h, com redução de 50% no quadro de funcionários. Em caso de enquadramento na bandeira laranja, o horário será das 10 às 16h, sem fechar ao meio dia, com 75% dos funcionários. Mais informações: (51) 3564-1688.
PARABÉNS AVÓS
Ontem foi Dia dos Avós e aproveito para deixar meu reconhecimento a essas pessoas tão especiais em nossas vidas. Muitos, provavelmente pelo risco da pandemia, estão se sentindo mais sozinhos, pois recebem menos visitas dos filhos e netos. Mas isso também é uma prova de amor. Um dia tudo vai passar. Aguenta firme aí!