Colunistas destaque

Prefeita Tânia descarta fechar tudo em Dois Irmãos, pelo menos por enquanto

27/07/2020 - 09h10min

Por Rogério Savian

LOCKDOWN EM DOIS IRMÃOS?

Essa pergunta muita gente tem feito nas últimas semanas. Seria a melhor decisão nesse momento? Ou não? Pois bem, no último sábado questionei a prefeita Tânia a respeito e ela foi bem objetiva: “A roda precisa continuar girando”. E descartou a possibilidade de fechar tudo, pelo menos por enquanto. A questão é focar nas medidas coletivas e individuais de segurança para evitar o pior.

PUNIÇÃO

Infelizmente, o que vemos hoje é a “punição” para quem respeita as regras e não para os desobedientes. Enquanto a maioria dos comerciantes segue rigorosamente as medidas estipuladas, outros simplesmente fazem de conta que a conversa nem é com eles e seguem promovendo aglomerações nas imediações de seus estabelecimentos. Máscaras é a mesma coisa. Na semana passada, quando fez aqueles dias de calor, perto de 50% das pessoas na rua deixaram de usar. Carregavam na mão ou no queixo e só colocavam para entrar nos estabelecimentos comerciais.

 DESEMPREGO

Uma pesquisa do Instituto Methodus revela que, para 80% dos prefeitos, o desemprego cresceu em seus municípios e é uma grande preocupação no momento. Para 17%, o nível permaneceu igual ao período pré-pandemia, enquanto para 3%, houve aumento na oferta de emprego. O pior disso tudo é que o número de desempregados pode se mostrar pior em alguns meses, visto que parte do problema tem sido controlado dentro do possível em função do auxílio emergencial de R$ 600 do Governo Federal. Outra parcela da população ainda não está tão preocupada porque, por enquanto, ainda está no seguro desemprego. Mas isso vai acabar e a recolocação no mercado de trabalho não será imediata.

MAIS DE 20 MIL VEÍCULOS

Na semana passada O Diário trouxe uma reportagem com a quantidade de veículos de cada município da região. Em junho, Dois Irmãos tinha 20.421 veículos registrados. No mesmo período, segundo estimativa do IBGE, a população era de 32.671 pessoas. Ou seja, temos um veículo para cada uma pessoa e meia (1,59). Entre os maiores desafios disso tudo está a questão da mobilidade urbana. As ruas estreitas vão acabar ficando em sentido único e as vagas de estacionamentos reduzidas.

HORÁRIO REDUZIDO

Como o município se encontra na bandeira vermelha, o tabelionato está com horário de atendimento reduzido em cumprimento às normas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça e Corregedoria Geral da Justiça do Estado. O atendimento é das 12h às 16h, com redução de 50% no quadro de funcionários. Em caso de enquadramento na bandeira laranja, o horário será das 10 às 16h, sem fechar ao meio dia, com 75% dos funcionários. Mais informações: (51) 3564-1688.

PARABÉNS AVÓS

Ontem foi Dia dos Avós e aproveito para deixar meu reconhecimento a essas pessoas tão especiais em nossas vidas. Muitos, provavelmente pelo risco da pandemia, estão se sentindo mais sozinhos, pois recebem menos visitas dos filhos e netos. Mas isso também é uma prova de amor. Um dia tudo vai passar. Aguenta firme aí!

 

Copyright© 2020 - Grupo o Diário