Colunistas destaque
Um puxão de orelha: sabe porque muitos bairros não recebem obras em Dois Irmãos?
Por
Mauri Marcelo Toni Dandel
PUXÃO
Hoje é dia de dar um puxão de orelha. A Câmara de Vereadores convidou as pessoas para a audiência da LDO, que foi ontem a noite. Não sabemos como foi a reunião, mas normalmente não vai quase ninguém. E não por conta da pandemia. É que (quase) nunca vai ninguém, nem em audiências das Câmaras e nem das Prefeituras. Nem aqui e nem na maioria das cidades.
Ir nestas audiências seria um caminho para pedir obras. Não tem como uma Prefeitura fazer tudo o que o povo quer, até porque, às vezes, nem sabe o que o povo quer. Outras vezes, se faz o que agrada quem mais reclama.
Quer um exemplo? Moradores de uma antiga rua de um bairro nos procuraram para reclamar dos desníveis e buracos. Neste bairro, aliás, quase todas as ruas de uma ponta são asfaltadas, mas na outra, o calçamento é terrível. É uma rua de uns 25 a 30 anos que está com o mesmo calçamento ruim. Outras ruas abertas bem depois em outros bairros já estão com asfalto. Aliás, em 2000 a gente fez um Fala Comunidade lá noticiando o péssimo estado daquela via. Culpa da Prefeitura? Não! Culpa dos moradores!
ANOTA AÍ
Perguntamos se tinham ido reivindicar na Prefeitura e a resposta foi: não. Então, lembre-se sempre: tem que reclamar no lugar certo, na hora certa e com a pessoa certa. Querem um exemplo? Pode não ter nada a ver, mas lá por 2010 ou 2011, tascamos que a zona norte estava abandonada, que há 10 ou 20 anos não recebia uma única obra de destaque, mesmo pagando muito IPTU. É claro que deu incomodação com alguns daquele governo, era o PT. Passaram-se os anos, mudou o governo para o MDB e a coluna continuou batendo na tecla. Desta vez, quem reclamou de “perseguição do colunista” foram outros.
Ouvimos de alguns: “Ah, ele reclama porque mora lá no bairro”. Sim, morava. Mas quando saímos de lá, continuamos citando que Vale Verde, Floresta e União não ganhavam nada de obras se comparasse com São João e Navegantes.
Resumo da ópera: vai nestes bairros hoje para ver a quantidade de obras que foram feitas lá. Coincidência ou não, mas tem mais de 10 ruas asfaltadas, academia de ginástica, pracinha, posto de saúde (nem concordo 100% com isso, aliás, da forma como é feito, mas é assunto para outro dia).
Aí você deve estar pensando: “está te achando, hein!”. Não, o mérito é dos moradores que foram para cima e também dos políticos que foram sensíveis. A coluna apenas fez o alerta, pois muitos moradores não se davam conta de quanto tempo não tinha obra relevante lá. E a partir daí eles até reunião fizeram com prefeita e vereadores. Com isso, vieram as obras. Ponto final e parabéns a todos!
– O que queremos dizer com isso? Uma lição: quer alguma obra? Se mobilize. Ou, se quiser encurtar caminho, além de cobrar dos prefeitos, no momento certo, é preciso incluir a obra neste trâmite de PPA, LDO e LOA. Enfim, escrevemos um artigo sobre este assunto e, como tem a ver com todos os municípios e não só com Dois Irmãos, ele deve ser publicado no espaço do leitor em algum dia destes.
– A mensagem positiva do dia de hoje vem da Bíblia: “Melhor é um jovem pobre e sábio, do que um rei idoso e tolo, que não mais aceita repreensão”, do Eclesiastes, escrito pelo Rei Salomão. O rei não aspira nada e pode cair; mas o jovem, sábio, pode chegar lá e fazer melhor.