Colunistas destaque

Uma época de muita reclamação. Só reclamação! E as oportunidades?

22/07/2020 - 07h28min

Por

Mauri Marcelo Toni Dandel

 

MUITA RECLAMAÇÃO

Não lembro de uma época passada que tenha ouvido ou visto tanta gente reclamando. Reclama-se do governador, do presidente, do prefeito, do vizinho, de quem abre o comércio, de quem não abre, de quem caminha na rua, de quem fica em casa… Ora, será que dá para virarmos a chave? Dá para agir diferente daqui pra frente?

CULPADOS?

Reclamamos que não podemos abrir nossas lojas. Justo! Culpa do governador! Mas é só dele? O problema está em não abrir ou não vender? Tem gente de porta fechada, vendendo bem.

– Então, o problema está em ‘estar com a porta fechada’ ou em não termos nos preparado para vender on line ou por outros canais que não seja o presencial? A culpa é de quem? Só do Leite, só do coronavírus?

– Temos, sim, que questionar este decreto luciferano do governador, mas temos que refletir que não foi 100% das pessoas que perderam renda ou emprego nesta época. Alguns (ou muitos) ainda continuam com a mesma renda. Estes, pode apostar, tem muita grana para gastar!

– Outros perderam 30%, 40% ou 50% do salário (da renda), porém, como não podem viajar e participar de festas, mesmo com o corte na renda, estão com dinheiro a mais para gastar.

– Então, o “lado bom” (se é que podemos chamar assim) é que as pessoas não conseguem viajar e não tem onde ir, portanto, tem mais grana para gastar  aqui. Um exemplo: quantos já teriam viajado para o exterior e trazido um Iphone que nem existe no Brasil?

Já refletimos sobre isso? Ou não, é mais fácil culpar alguém e lavar nossas mãos? Nos preparamos para uma pandemia? Se não deu para se preparar para esta, estamos nos preparando para a próxima? Sim, porque isso será cada vez mais freqüente, infelizmente…

– Será que a gente fez pós-venda, será que a gente manteve o bom  relacionamento com nosso cliente ou nunca fizemos isso, apenas esperamos ele entrar em nosso estabelecimento, escolher, comprar e pagar?

LUCIFERANO

– Temos dois caminhos a seguir: reclamar ou trabalhar. Posso estar no fundo do poço, mas alguém ao meu lado está ganhando dinheiro em plena crise. De que lado quero estar?

– Não se arrependa do que não fez ou do que fez, apenas reflita e se achar que agiu errado, pense que sempre é tempo de recomeçar e fazer uma nova história, seja partindo para o “online”, seja para uma aproximação com o cliente, quem sabe, tornando-o seu “amigo”, como diziam as propagandas de antigamente das rádios, o “amigo-cliente”…

– Que tal reescrever uma nova história? Nunca é tarde para recomeçar. Roberto Marinho criou a TV Globo aos 60 anos! Silvio Santos nasceu em 1930, portanto, vai fazer 90 anos. E só abriu seu canal de TV, há 40 anos, porque a Globo lhe fechou as portas, senão, estaria até hoje como CLT, funcionário da Globo, e, com isso, o Faustão nem existiria.

Quer mais um exemplo? Um filho de agricultores, perdeu a mãe aos 9 anos, ficou viúvo aos 26, três filhos morreram, faliu e perdeu seis eleições. Acredite, ele se tornou presidente da República. Quer exemplo melhor que este? Amanhã a gente conta de quem se trata… Por estes motivos todos elencados, hoje nem precisamos de mensagem positiva do dia. Até amanhã e faça de hoje um excepcional dia!

 

 

Copyright© 2020 - Grupo o Diário