Colunistas destaque

Você sabia que as fábricas de Dois Irmãos tem, em média, 70 anos de fundação

11/01/2021 - 18h21min

Atualizada em 11/01/2021 - 18h29min

ECONOMIA

Mais um ano começou e a gente já ouve prognósticos e previsões por todo canto. É crise, pandemia, bolha, conspirações, nova cepa do vírus, crise de novo, falta de matéria prima… Tchê, profetas do fim do mundo sempre existiram e o mundo nunca acabou. Então, quem sabe uma boa alternativa seja pensar em duas coisas: “tua Pátria é tua família” (isso que importa) e “comida na tua mesa quem coloca é você, não é o governo ou qualquer outro”. Ponto final!

GLOBAL X LOCAL

Em um mundo tão globalizado como este, se um chinezinho espirrar diferente lá na China já abala as bolsas de valores lá nos EUA, que tal pensar o reverso: cuide DOS SEUS e dane-se o resto. Cuide da sua família, do seu emprego ou da sua empresa, do seu ganha-pão, dos seus amigos, dos seus parentes, dos seus colegas de firma, de estudo ou de lazer, da sua rua, do seu bairro, da sua cidade… É aí que está o alicerce!

ALICERCE

Por falar em alicerce, independente de todos os prognósticos e crises, Dois Irmãos é um oásis no Estado e esta região é uma ilha no meio do Brasil. Aqui, as coisas são é um pouco diferentes. Graças a Deus. Tanto é que a maioria das empresas geradoras de impostos e de empregos são empresas com muitas décadas. São empresas familiares que cresceram e estão marcadas na paleta ou tatuadas com diversas crises e planos econômicos adversos. E, neste exemplo das empresas antigas, também o comércio e outros setores da economia, se não são antigos ou familiares, também são dignos de respeito, pela preocupação que tem com o social e a cidade. E isso só acontece quando o patrão, metaforicamente falando, senta e come na mesma mesa com o peão. Da mesma comida. O empresário está aqui, usando as mesmas ruas que o colaborador usa, ele não está lá em Miami, comandando por Skype ou Zoom. Ele pode andar de Volvo de 250 mil reais, mas o buraco na rua que pode danificar sua roda é o mesmo que vai quebrar a roda do Golzinho do funcionário. Há esta cumplicidade e a isso damos o nome de caráter. Por isso, ele sabe que sua empresa precisa gerar impostos para que este buraco não exista, para que a Prefeitura honre este “círculo” (virtuoso!) e trabalhe para os dois. Saibamos reconhecer isso neste ano de 2021.

EXEMPLO

– Sabe o que mais chama a atenção? É que estas empresas que estão aí, passando por todas as crises que o país atravessou, governos corruptos e ineficazes e todas as dificuldades há cerca de 70 anos. É uma vida! Uma geração inteira!

-Sendo assim, eis algumas datas importantes para quem quiser guardar:

– 18 de março de 1948: neste dia foi fundada a Indústria Wirth

– 23 de março de 1.954: fundação da Henrich (Carrano)

– 2 de janeiro de 1956: fundação da Kunztler

– 1 de outubro de 1959: nascimento da Madeireira Herval, que deu origem a TaQi e Grupo Herval.

– 21 de março de 1962: criação da TG Engelmann e Cia, que foi o 1º registro da Calçados Maide

– 1º de outubro de 1989: fundação da Calçados Pegada.

– Esta lista é apenas um exemplo, poderia incluir algumas outras empresas aí…

– Parabéns ao todos que mantiveram estas empresas vivas e atuantes, sendo até hoje o alicerce da nossa economia. E quando citamos “os que mantiveram estas empresas em pé”, estamos falando desde o fundador, aos filhos, diretores e até o escalão mais baixo, que no passado era chamado de “passador de cola”.

– A mensagem positiva do dia: “Ninguém paga pelo conhecimento, mas pela solução”, do Pablo Marçal. É uma boa reflexão, afinal, de nada vale saber tudo e não servir para nada.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário