Colunistas

Começa a corrida pelas sementes de milho

16/05/2018 - 11h00min

Cerca de 30 sacas de sementes de milho já foram encomendadas desde que iniciaram os pedidos. As encomendas podem ser feitas pelo Sistema Troca-Troca, através de convênio com a Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, com recursos do Fundo Estadual de Apoio aos Pequenos Estabelecimentos Rurais (Feaper).

RAPIDEZ NO PEDIDO

Um detalhe é que os produtores terão que correr, pois o limite é até 165 sacos de milho. Quem optar pelo milho convencional, paga somente em abril de 2019, enquanto quem quiser a semente do milho transgênico deve pagar antecipado a diferença no ato do pedido.

VACINA EM ANDAMENTO

Está em andamento a vacinação das 2.700 cabeças de gado do município, que começou no Campestre e segue para o Arroio Bonito. Numa terceira etapa vai para Capela do Rosário e, por fim, chega ao Centro. O vacinador Guilherme Welter tem o acompanhamento da Inspetoria Veterinária de São Sebastião do Caí. O motivo do acompanhamento é que o RS vai ser livre da febre aftosa sem vacinação em 2019. O rebanho bovino
vai levar entre duas e três semanas para ser vacinado.

JANTAR BAILE NO CAMPESTRE

A Comunidade Católica do Campestre está preparando uma grande noite no próximo sábado, dia 19 de maio. Haverá missa às 19h30. Depois será o Jantar Baile, com animação da Banda Águia. Na janta terá churrasco, pratos quentes e saladas, e será servida a partir das 20h30. O cartão custa R$ 35 por pessoa. O valor sem janta custa R$ 10. O início do baile será às 22h, após a janta.

VRS-874 INTERDITADA

A interdição da VRS-874 por moradores do Caí na segunda-feira assustou alguns produtores rurais e empresas. Muitos caminhões tiveram que fazer a volta pela RS-122, pois estavam impedidos de passar. Moram cerca de 35 famílias no trecho onde ainda falta asfalto, no Km 15, na parte caiense. Uma dezena de moradores revoltados com a poeira e com a interrupção da obra colocou pneus, canos e taquaras para trancar a estrada, entre as 9 e as 14 horas.

PRESENÇA DO PREFEITO

A BM do Caí acompanhou o protesto e permitiu a ação, desde que deixassem passar ambulâncias, ônibus escolares, enfermos e caminhões com cabine alta. Os moradores só liberaram o trecho por volta das 14 horas, com a chegada do prefeito Clóvis Duarte, que prometeu contato com o Governo Estadual e finalizar o serviço.

RÉGIS SAI

O responsável pelo Desporto do município, Regis Führ, pediu para sair. Ele vai ajudar até a Secretaria de Educação conseguir um substituto, explica o secretário e vice-prefeito Cândido Koch.

PERMANÊNCIA

O prefeito Egídio Grohmann e o vice Cândido estiveram no gabinete do secretário de Segurança do Estado, César Schirmer, na terça-feira, dia 15. Eles pedem que os quatro policiais lotados no município e que estão atuando no Caí permaneçam aqui.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário