Conecte-se conosco

Coluna Dois Irmãos

Palhaçada, barbaridade e histórias legais de Dois Irmãos

10/01/2022 - 08h23min

Atualizada em 10/01/2022 - 08h23min

Coluna Começo de Conversa – Dois Irmãos
Por Mauri Marcelo Toni Dandel
BARBARIDADE
Parece que alguns bairros de Dois Irmãos, como o União, ficaram sem luz no dia 31? Barbaridade, é dose faltar luz na noite da virada, das oito da noite até a madrugada. Não estava aqui e não sei, e não falo do que não sei e não vi, mas chegaram relatos sobre isso.

PALHAÇADA
Por falar em palhaçada, olha a frase que recebi: “Anota aí, fecharam o comércio e proibiram o trabalho do trabalhador quase meio ano, mas agora vão abrir tudo no Carnaval. Depois fecharão tudo novamente para quebrar a economia e dar a culpa a quem?”. Não pode, não creio que isso vai acontecer três anos consecutivos! Alô Leite, alô STF, Bolsonaro!

HISTÓRIA
– Veja que foto legal, o que o Toquinho Camilotti e o Paulinho Stoffel têm em comum?
– Ambos foram presidente do 7; Paulinho foi em 1974, enquanto Toquinho foi presidente de 2018 a 2020.
– Os dois se encontraram em Tramandaí agora no veraneio e estão com o canecão do 1º Baile do Chopp de Dois Irmãos que deve ser dos anos 80 ou 90. Ou antes disso! Quem aí pode nos ajudar?
– Não sei se você sabe, mas no passado Dois Irmãos tinha “uns baita baile do chopp” na Atiradores e os três grandes clubes é que participavam ativamente. Era (quase) na mesma época que Feliz começou o seu baile do chopp, porém, lá o evento continuou todos os anos.
– Inclusive tenho um ou dois canecões destes que recebi de amigos que iam nestes bailes na Atiradores. São relíquias, feitos de louça ou cerâmica ainda!
– Imagina se hoje seria permitido um baile com canecão que pesava quase 1 kg. E um baile de chopp ainda! Mas é a nossa (belíssima) história!

DOCUMENTAR NOSSA HISTÓRIA
– É por estas e outras que vivo “metendo pilha” nas pessoas para que escrevam seus manuscritos para transformar em livros e não deixar a história se apagar. Lamentavelmente tem muita história que hoje todos conhecem, mas que daqui a três gerações serão esquecidas, se não forem arquivadas por escrito nos jornais ou livros ou por depoimentos em vídeo que seja.
– Por falar em livro, fiquei sabendo que o Yannes estava fazendo a árvore genealógica ou o início de um livro das famílias Müller e Olbermann. São duas famílias tradicionais daqui e que vieram da Alemanha. Mas, ao que parece, lá na Alemanha elas eram vizinhas em cerca de 20 km.
– Para finalizar, como a mensagem sobre parar de reclamar em 2022 deu o que falar, vamos iniciar a semana com uma mensagem positiva do dia nesta mesma linha: “A melhor maneira de parar de reclamar é prestar atenção em tudo o que já merece gratidão e você ainda não tem sido grato”, do Doutor Barakat, especialista em medicina integrativa.
– “No mas”, ótimo ‘findi’ para quem está na ‘maciota’, ótima segunda para quem está na labuta!

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.