Conecte-se conosco

Colunistas

Desinteresse

08/07/2019 - 10h55min

De tanto que reclamamos do frio que não vinha, não é que agora todo mundo reclama do mesmo frio que antes faltava. É verdade, verão é verão e inverno é inverno. O que anda acontecendo ultimamente é que o inverno é mais curto. Antigamente em abril já tínhamos frio e depois uns dias de calor em maio se chamavam de veranico de maio. O veranico de maio desapareceu. Nos últimos anos o frio chega cada vez mais tarde. Neste ano bateu todos os recordes. Ele só chegou em julho. Os tradicionais festejos de São João pela primeira vez tiveram que ser realizados com calor. E como tomar quentão com 25 graus à noite? Mas não é de se assustar. Nada mudou com relação ao tempo. Na semana de 3 a 10 de julho de 1977 fez uma média de 30 graus. O clima sempre foi meio maluco.

ESFRIAMENTO

O que está acontecendo com a politica? Há 20 anos, quando tinha uma festa popular, apareciam 20 a 30 candidatos a vereador só para marcar território. Hoje em dia isto mudou. Você vai numa festa dessas e não vê quase ninguém. Os atuais vereadores não comparecem e os que pretendem ser candidatos também não. Está acontecendo um esfriamento da política, pelo menos da velha política. Quem não comparecia nos eventos dos bairros ou no interior não se elegia. Você tinha que ir sempre para marcar território.

DESAPARECERAM

Mas hoje em dia você vai numa dessas festas grandes de comunidades e quase não vê políticos. Tudo muda muito rápido e a política também está mudando. Faz pouco tempo, na década de 80, o prefeito fazia o que bem entendia. Não existia fiscalização da Câmara de Vereadores, muito menos da Justiça. Um antigo prefeito de Ivoti comemorava aniversário com festa para centenas de pessoas, tudo por conta da Prefeitura. Isto era encarado como coisa normal e ninguém contestava. Hoje em dia o sujeito ia para a cadeia no dia seguinte.

DESINTERESSE

Na verdade existe um grande desinteresse pela política. Isto dá para perceber pelo sumiço dos candidatos há um ano das eleições municipais e também pelo número de candidatos. Cada vez concorrem para vereador menos candidatos. As pessoas mais esclarecidas não querem mais saber de política. Poucas delas ainda concorrem. O baixo nível das atuais Câmaras Municipais são a prova disso. A cada legislatura baixa o nível dos vereadores. Se você comparar aqui em Ivoti todas as legislaturas perceberá facilmente isso. Da primeira até hoje o nível cai a cada 4 anos. Para ocupar qualquer cargo hoje em dia é exigido no mínimo 2o grau ou até curso superior. Para ser presidente da República apenas é exigido que o sujeito não seja analfabeto. Dos políticos não é exigido grau de escolaridade. Com toda certeza, se fossem exigidos pré-requisitos dos candidatos, o nível ia melhorar. Pessoas mais esclarecidas se candidatariam. Voltando ao começo da coluna. Está errado as pessoas votar em quem aparece na festa do bairro ou quem faz algum favor qualquer, como dar um jogo de camisetas ao clube preferido. Isto é compra de votos. Mas é assim que funciona a nossa política. Isto foi afastando as pessoas mais esclarecidas da política até chegarmos ao fundo do poço em que estamos hoje. A roubalheira que se vê no Brasil inteiro ajuda a entender mais ainda a razão disso.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.