Coluna Nova Petrópolis

Dois embates na Câmara: um é circunstancial; o outro está só começando…

18/04/2019 - 11h00min

Atualizada em 18/04/2019 - 11h20min

EMBATE I

Os vereadores Ceará e Nei travaram um embate interessante na sessão desta semana, tendo como tema a EGR. Obviamente pesou o fato de agora o governador do Estado ser do PSDB, partido de Nei. Ceará defende que recursos da EGR (que tem o dinheiro do pedágio) sejam aplicados no asfalto da Linha Temerária. É uma ideia respeitável, mas sabidamente inviável e talvez até ilegal. Não vai acontecer. O embate entre Ceará e Nei foi relativamente forte, mas circunstancial. Talvez em duas ou três semanas os dois estevem juntos para defender o mesmo ponto de vista sobre outro tema do Legislativo.

EMBATE II

Muito mais duradouro e profundo promete ser o embate entre Rodrigo e Jerônimo, que tem como plano de fundo os resultados da Secretaria de Obras, que está com o PDT. Já foi comentado aqui sobre as informações buscadas e apresentadas por Rodrigo, segundo as quais entre 2016 e 2018 houve aumento de 120% nos gastos com manutenções de máquinas (Nei e Darlei também fizerem pedidos sobre as despesas específicas com algumas máquinas e veículos). Uma semana depois, Jerônimo disse que as informações detalhadas seriam buscadas e apresentadas, mas que o aumento é justificado pela aquisição de máquinas novas no início do governo Lelo (2013). Estas máquinas não tiveram manutenção nos primeiros anos, mas teria começado a dar despesas a partir de 2016. Foi a explicação dada.

EMBATE III

Nesta semana Jerônimo voltou ao assunto e elevou o tom. Disse que Rodrigo até pode falar em incompetência, mas não em desonestidade. Para a segunda possibilidade, o pedetista cobrou a abertura de uma CPI. Alguns vereadores que estavam achando graça até então, mudaram o semblante imediatamente. Rodrigo sucedeu Jerônimo na tribuna e disse que está no seu direito de vereador ao fiscalizar as ações do Executivo.

EMBATE IV

De novidade nesta sessão, Jerônimo apresentou um pedido de informações sobre a época em que Rodrigo era presidente da Associação de Universitários. Mais especificamente, sobre uma assinatura de tevê a cabo da Oi em nome da entidade. Jerônimo chegou a comparar Rodrigo a Lula, uma vez que o ex-presidente diz não saber de fatos ocorridos em seu governo. A assinatura da Oi é uma carta antiga que o PDT tem na manga. Charles, quando era a principal figura da oposição na Câmara, já apresentava essa acusação nos bastidores. Na época, Rodrigo era secretário-adjunto de Turismo do governo Lelo. Na sessão desta semana, Rodrigo respondeu que considera a oportunidade boa para esclarecer o tema e adiantou que, com a assinatura da tevê, o plano de telefonia da Aunp ficou mais barato. Teremos novos capítulos deste embate nas próximas semanas, meses e, certamente, ano.

CONFUSÃO GENERALIZADA

Foram estas as palavras utilizadas por Darlei para se referir ao modo como funcionam as rótulas da Av. 15 de Novembro. Só estou assinando embaixo.

BAILE DE PÁSCOA

Neste sábado, dia 20, acontece o tradicional baile de Páscoa no Pinhal Alto. Na noite serão escolhidas as novas soberanas do Kerb im Tannenwald. Estão concorrendo: Sandra Metz, Roberta Fritsch, Camila Schwaab, Daniela Schwaab, Bárbara Adams, Djenifer Schneider, Maiéli Knorst e Jeniffer Zilles. Animação do baile: Banda 0800.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário