Conecte-se conosco

Coluna Dois Irmãos

Dois Irmãos na Expointer e os números positivos do município

29/08/2019 - 11h06min

Começo de Conversa – Colunista convidado: Mauro Hahn

Alguém já se deu conta como as coisas feitas em Dois Irmãos estão espalhadas pelo Brasil e pelo mundo? Quantos sofás ou camas feitos pela Herval estão pelas casas e hotéis de São Paulo, Rio de Janeiro e outros lugares do Brasil e do mundo? E os calçados feitos pelas empresas de Dois Irmãos! Vitrines de lojas do centro de Montevideo, no Uruguai, dão destaque para os sapatos feitos pela Pegada. E assim vai. Produtos da Wirth, Henrich, H. Kuntzler e de muitas outras empresas e marcas de Dois Irmãos sendo vendidos pela Europa, Ásia, América do Norte e muitos outros lugares. Feito aqui, pelas pessoas de Dois Irmãos, espalhados pelo mundo. Que orgulho para a cidade!

NÚMEROS

Impressionante o número de empresas de Dois Irmãos conhecidas no mercado nacional e internacional! Só ligar a TV ou o rádio e ver a quantidade de propagandas de empresas daqui. Mesmo sendo uma cidade com pouco mais de 30 mil habitantes, com certeza tem mais empresas de destaque no comércio nacional do que muitas outras cidades com mais habitantes. Já pensaram nisso?

EXPORTAR

Se tem um produto que alguma empresa daqui deveria exportar e ainda não o faz, ao menos não é divulgado, é exportar as nossas cucas! Alguém já comeu uma cuca fora de Dois Irmãos ou da região que seja parecida com a feita pelas nossas padarias? Difícil! Então fica de sugestão para as padarias Becker, Feiten, Lauxen, BackHaus, Freisleben, Zimmermann, Mercado Fink, Geni, Padaria Vale Verde, Mercado Schmitz e todos os demais. Imagina alguém comendo uma cuca com uma marca e receita de Dois Irmãos em um café de Curitiba ou outro lugar? Seria sucesso.

VOLTANDO AS EMPRESAS

Voltando ao assunto das empresas. Isso é uma demonstração que o município conta com empresários que sabem gerir seus negócios, matéria-prima de qualidade e, quase o mais importante, funcionários qualificados. Por falar nisso, não é difícil encontrar pessoas aqui com mais de 15, 20 ou 30 anos de mesma empresa. Ou seja, boa parte do sucesso das marcas tem relação com os gestores e funcionários.

PREOCUPANTE

Todos sabem que algumas empresas de Dois Irmãos estão abrindo filiais em outros estados do Brasil. Claro que não abandonarão o município, mas preocupa. Pois isso é menos emprego e menos retorno de impostos para o município. A principal causa para isso é clara: a alta carga tributária que as empresas têm que pagar no Estado, comparada com outros. Com certeza, todas as empresas gostariam de seguir aqui, mas a questão dos impostos tem que ser revista urgentemente pelos responsáveis.

COLUNA

Para finalizar, parabenizar ao jornalista Mauri pelos 20 anos desta coluna. Com certeza, muitos começam lendo o jornal por esta coluna. Feliz de ter escrito algumas delas ao longo dos meus anos no Diário (idos de 2011 a 2014). Obrigado pelo convite para escrever esta. E se um dia não tiver assunto, Mauri, o que é impossível, pode convidar novamente. E aos leitores da coluna, desejo que ela continue contribuindo para discutir coisas melhores para Dois Irmãos.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.