Coluna Dois Irmãos

Dois Irmãos não vai bem em todos os rankings do IDEB na área de circulação do Diário

13/09/2018 - 11h00min

– Ainda repercute na imprensa do Brasil todo os números do IDEB. Quem foi bem, está divulgando e fazendo propaganda, principalmente porque estamos em plena campanha eleitoral.
– Aqui na região, todos os municípios estão bem neste ranking do IDEB, que é uma taxa de rendimento escolar e mede o desempenho dos alunos. É claro que NÃO podemos avaliar todo um trabalho levando em conta apenas os números do IDEB, até porque alguns alunos podem não se esforçar “na hora da prova”, e, com isso, prejudicam a escola e o município. Devemos usar estes índices apenas para reflexão e aperfeiçoamento!
– Dos 11 municípios onde o Diário circula, Dois Irmãos não está mal, pois tem notas boas (bem acima da média do RS), mas é um dos piores dos 11 em dois dos três rankings, se usarmos (como a maioria da imprensa usou, o NH, por exemplo) notas separadas entre rede municipal e rede estadual.
– No Ensino Médio (de escolas estaduais), a nota média de Dois Irmãos ficou em 4,2, enquanto a pior média regional é de Ivoti (3,6) e a maior média é Linha Nova (4,9), enquanto a João Wagner, aqui pertinho, de Morro Reuter, teve nota 7,7. Tem cinco melhores que nós.
– Nas escolas municipais, se comparar à região, estamos atrás dos vizinhos, dentre 11 municípios: 6,4 nos Anos Iniciais. Estamos à frente apenas de Lindolfo, pois a maioria está acima de 7,0, inclusive Picada Café tem nota 8.0. Nos Anos Finais das escolas municipais, Dois Irmãos tem nota 5,2 (também a pior dos 11 municípios, junto de Lindolfo e Hortêncio), enquanto a maior nota ficou com Nova Petrópolis e Picada Café, com 6,4.

O PROBLEMA

– Citamos que não está tão mal (mas também não é destaque) pelo seguinte: nos Anos Iniciais da rede municipal, por exemplo, a nota tida como meta estipulada é de 6,1 e estamos com 6,4.
– Nos Anos Finais da rede municipal, nossa nota média de 5,8, onde a meta é de 6. Aqui, sim, estamos abaixo da meta!
– Mas, se olharmos as notas separadas apenas em Anos Iniciais e Finais, sem separar rede estadual e municipal, Dois Irmãos está um pouco melhor, pois quem tem os piores números são os municípios vizinhos.
– Mais uma vez reiteramos que temos uma educação boa, mas, pelo IDEB, precisamos evoluir. E temos bons exemplos a nos inspirar: Picada Café e Morro Reuter, e, por outro lado, Dois Irmãos também tem fatores positivos a inspirar os demais. Então, desejos de sucesso ao pessoal da Educação para o trabalho daqui pra frente e, se vale fazer um pedido, é importante que os alunos se empenhem em melhorar as notas nestes exames, como citamos acima.

NÃO QUER CALAR

A educação vai mal no Brasil porque não tem investimento ou tem investimento que é mal feito ? Respondo: dinheiro tem, é preciso que os políticos desviem menos (ou nada) e investam melhor. Não podemos, de novo, nos basear apenas no IDEB, mas… a pergunta que não quer calar: a nota baixa é culpa dos professores, das escolas, do currículo de matérias ou são os alunos que não se interessam?

COLUNA DOS PARABÉNS

– Em relação às colunas de terça e quarta, parabenizamos, mais uma vez, as mulheres que se destacam na política, e, principalmente, todas que entram na política para fazer diferente! E parabéns às pessoas que mantêm as sociedades recreativas em pé, que foi nosso assunto terça.
– Felicitações ao Fábio Staudt, que está inaugurando a FS Construções nesta sexta, 14, na av. Florestal, antiga Stoffel Tintas. Conjuntamente, Karini Schneider fará arquitetura e interiores.
– Finalizamos com a mensagem positiva do dia: “Pelos erros dos outros, o homem sensato corrige os seus”, Oswaldo Cruz.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário