Conecte-se conosco

Colunistas

É simples assim

08/04/2019 - 11h00min

Atualizada em 08/04/2019 - 11h13min

Este assunto deve preocupar todas as pessoas desta cidade. Porque um loteamento leva de 7 a 10 anos em Ivoti para sair do papel, enquanto que nos outros municípios estre prazo é cumprido em bem menos tempo? Um investidor da área me disse que levou um pouco menos que dois meses para estar com o loteamento aprovado num outro município, enquanto que aqui em Ivoti não tem a mínima chance de isto acontecer. Seria bom se alguém da Prefeitura explique porque aqui é assim. Se a legislação daqui é muito complicada e foi feita para complicar mesmo, está na hora de acontecer agora o contrário. Existe o Poder Executivo e o Legislativo e ambos devem chegar num acordo para mudar este estado de coisas.

PAUTA

Está aí, portanto, uma bela pauta para ser debatida na casa do povo, que é a Câmara de Vereadores. Será que os vereadores estão sabendo disso e, em grande parte, depende apenas deles para o crescimento da cidade? O, grande problema é que os vereadores acham que foram eleitos apenas para votar os projetos que o Poder Executivo encaminha para o Legislativo. Não, eles são os elaboradores de leis, são eles que tem o verdadeiro poder de administrar o município. O poder concedido aos poderes legislativos no Brasil é desmesurado, grande demais, tanto que o presidente da República não faz nada se não obter o consentimento do Congresso Nacional. É no Congresso Nacional e na Câmara de Vereadores que reside o poder decisório desta República. Mas aí alguém haverá de perguntar. Mas porque chegou a este ponto. Simplesmente andaram nesta direção e agora está na hora de começar a se mudar isto. O governador Sartori não enxugou o Estado porque a Assembleia Legislativa não deixou. Para vender uma estatal que dá milhões por ano de prejuízo e aí pegam o nosso dinheiro dos impostos para tapar o buraco – o que é uma insanidade – depende dos deputados estaduais. Se eles disserem não, não pode vender, não há o que fazer. Portanto, o poder é dos deputados, senadores e vereadores.

LEITE

O governador Eduardo Leite aplicou a velha política no início de sua gestão e vendeu a alma ao diabo para conseguir aprovar os projetos que necessita para dar uma pequena enxugada no quebrado Estado do Rio Grande do Sul. Aumentou o número de secretarias, fez o diabo. E foi inteligente porque não nomeou os políticos que não se elegeram e não atendeu alguns interesses dos partidos até que aprovem os projetos que precisa. Só depois da aprovação vai atender alguns interesses paroquiais que estão em jogo. Um conhecido deputado da região que não se elegeu está até agora sem emprego porque depende da aprovação dos projetos. Dirão, Leite está sendo inteligente. É verdade, joga com as armas que tem. Entretanto, a que ponto que chegamos.

LOTEAMENTOS

A municipalidade de Ivoti tem que dar as respostas para o povo saber porque viramos uma cidade que mais complica do que descomplica a vida dos cidadãos. Se isto está acontecendo tem que ter a ver com a legislação. E se é isso que se mude as leis. É simples assim.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.