Colunistas
Eleição de 2020 no horizonte da situação e oposição
Sabe-se, nos bastidores, que o prefeito Egídio não deve concorrer à reeleição no próximo ano. Mas está inserindo seu sucessor natural como eventual candidato do MDB: ninguém menos do que o vice, Cândido Koch. A situação já deixou clara a possibilidade de manter o atual formato, com MDB novamente se candidatando. Cândido representaria uma renovação neste sentido. Há inúmeros indícios que o apontam: é o braço direito do prefeito, ganhou a Secretaria da Educação (na qual, sendo professor, tem experiência e ainda recebe maior foco), é convocado no gabinete com frequência para resolver questões do governo, tem boa relação com Egídio e chegou a ir para Brasília buscar recursos. Por lá, pôde ainda ter uma experiência de como atuam os prefeitos que fazem o mesmo.
UM FILME JÁ VISTO
Se a situação especula muito, quem divulga quaisquer novidades sem temor algum é Marcel Ferreira. O funcionário público tem utilizado as redes sociais para manter informados seus simpatizantes, além de tecer críticas à atual forma de governo. A notícia mais recente dá conta de que ele aceitou convite do PSD para fundar o partido em Hortêncio, batendo de frente com a situação. É um filme já visto. Primeiro, Marcel fundou o PRB – depois, Republicanos – no município, se lançando presidente municipal e depois pré-candidato. Descontente com os rumos da sigla, saiu do mesmo e foi procurado por uma nova agremiação. Ele conta com a força na região de seu novo partido, cujos nomes mais conhecidos são do prefeito de Picada Café, Daniel Rückert, e os deputados Danrlei de Deus e Gaúcho da Geral. Mas será que esta empreitada da oposição dura?
ELOGIO AO RODEIO
Fui ao Rodeio Escolar no último domingo, no CTG Estância do Hortêncio, e vi uma verdadeira celebração às tradições. Um evento bem organizado e que reuniu grupos diversos, cada um com sua coreografia. Todos eles, compostos por crianças, adolescentes e até adultos, demonstraram conhecimento, paixão pelo tradicionalismo e profundo respeito pela cultura e história do Rio Grande do Sul.
DOZE CANDIDATAS
Foram selecionadas as doze candidatas à nova corte do município, que vão representar Hortêncio nas festividades vindouras. Sábado foi o primeiro encontro delas. Nas próximas semanas, elas se reúnem para atividades preparatórias à escolha, como curso de automaquiagem, postura e ensinamentos sobre a história do município. A eleição é no dia 22 de novembro, no Ginásio Municipal.
CURTINHAS
– Sábado, 12, tem evento na Praça Municipal, a partir das 14h, para celebrar o Dia das Crianças. Outra atividade será no Botequim Campestre, a partir das 15h. Este é realizado pelos moradores. – Os vereadores estão reclamando da falta de pintura dos cordões e das faixas de segurança. A última reclamação foi de Paulo Kunzler (PTB).