Coluna Nova Petrópolis
Em 2019, o governo municipal gostou de apanhar
Definitivamente este não é um ano bom para a administração municipal. Ninguém de dentro da Prefeitura sentirá saudade. Os fatos relacionados ao Natal, revelados pelo Diário na sexta-feira e com novos desdobramentos aguardados para a edição de hoje, só dão consistência a um coro que já era polpudo. Houve erros e acertos, como em qualquer prefeitura e até em outros anos desta. Acho até que é merecido um bom desconto no que se refere ao estacionamento rotativo. Não se faz uma mudança tão profunda na dinâmica da cidade sem causar reclamações. Obviamente algumas estão sendo pertinentes e, se houver inteligência, servirão para melhorar o sistema. Mas no contexto geral do ano, o que mais está chamando a atenção é a quantidade de vezes em que o governo aceitou “apanhar de graça”. É dado motivo para críticas que poderiam ser evitadas, como no exemplo a seguir, que não é o primeiro desse tipo tratado aqui na coluna em 2019.
COM BILHETERIA
Há umas três semanas a administração vinha sendo criticada porque no show do Tholl, ontem à noite, não haveria bilheteria. Todos os ingressos precisavam ser comprados antecipadamente. E os meios eletrônicos se encarregaram das críticas em forma de pancadaria. Tudo isso para que na sexta-feira, dia 20, se anunciasse a mudança de planos. Haveria sim venda de ingressos na noite do show. Mas primeiro foi necessário sofrer.
SHOW DO THOLL
Ressaltando que a coluna de hoje foi escrita antes do show do Tholl e, portanto, não há como falar em resultados. Esperamos que tenham sido satisfatórios, dando um alívio em uma programação praticamente toda frustrada.
PROGRAMAÇÃO FRUSTRADA
O cenário de sábado na Praça das Flores foi algo deprimente. Durante a tarde, um silêncio constrangedor. No início da noite, houve apresentações de coral, bons repertórios e vozes de qualidade. Mas algo simplório para a importância do momento: sábado de véspera do Natal! Me lembro que na respectiva data de 2018 havia tanta gente na Rua Coberta na Praça que ao final as pessoas ofereciam carona umas às outras para irem buscar os seus carros, tão longe que ficaram estacionados. Um comerciante me lembrou que não vencia atender a todos os clientes de seu restaurante, ao passo que um ano depois havia só três meses ocupadas.
PONTO POSITIVO
Parabéns ao Corpo de Bombeiros Voluntários pelo desfile com Papai Noel realizado na noite do sábado. Proporcionou brilho a uma noite apagada.
ESTRADA PARA SÃO JOSÉ
Dias atrás comentamos sobre o projeto da administração municipal de reabrir a estrada que liga o bairro Juriti à localidade de São José do Caí. É uma iniciativa digna de aplausos e que melhorará a vida de um grupo de pessoas. Contudo, semana passada recebi a informação de que a reabertura, na verdade, seria uma determinação judicial. Legalmente aquela rua nunca deixou de existir e é dever da administração manter os bens públicos em condições de uso. Daí a determinação de devolver a rua ao uso. De todo modo, é uma notícia positiva e merece ser saudada como tal.