Colunistas

Entretanto, pensar em como retirar os caminhões do Centro…

05/09/2018 - 11h20min

Atualizada em 05/09/2018 - 11h29min

EXEMPLO
É sempre assim. Da iniciativa privada se exige tudo, em tudo e em qualquer circunstância. Quando você vai ver, os órgãos públicos não cumprem nada ou quase nada. Aqui em Ivoti a Prefeitura não tem rampa de acesso a deficientes. Vão alegar que é uma situação consolidada, ou seja, o prédio foi construído quando não estava previsto em lei. Até aí a Prefeitura está dentro da lei. Mas tem uma lei talvez maior ainda do que a lei prevista em lei. É a condição moral e ética, o bom senso, o exemplo a ser dado. A Prefeitura de Ivoti poderia muito bem dar o exemplo e adequar o prédio com rampa de acesso a deficientes assim como a Câmara Municipal fez. Entretanto, até agora nenhum prefeito teve um tique nervoso e se lembrou num rompante de memória de que poderia agir assim e dar o exemplo para tantos outros que também estão nesta situação de consolidação, mas que poderiam muito bem fazê-lo e dar o exemplo. Até agora isto não aconteceu.
PPCI
Ainda aqui em Ivoti tem órgãos públicos que não poderiam receber o PPCI, que é o selo de regularidade perante os bombeiros. Na maior parte das cidades muitos órgãos públicos não têm, logo eles que deveriam dar o exemplo. Vejam a situação do Museu Nacional no Rio de Janeiro que se incendiou. Será que ele tinha PPCI? É óbvio que não. Qual a moral dos bombeiros exigir o PPCI da iniciativa privada se fecham um olho para os órgãos públicos? Assim como o Museu do Rio temos aqui na nossa região inúmeros órgãos públicos que estão longe de ter a condição de apresentar um PPCI.
CAMINHÕES
Faz mais de 25 anos que um alemão que veio visitar Ivoti, era casualmente o cunhado da futura prefeita Maria, e se espantou quando viu carretas cruzar a principal avenida do centro de Ivoti durante qualquer hora do dia. Pois bem, isto foi na década de 90. Estamos no limiar de 2019 e tudo continua igual. A topografia de Ivoti não é lá muito favorável, com muitas subidas e descidas. No entanto, nada que a engenharia não resolve. Basta boa vontade de investimentos da Prefeitura. Os caminhões já não deveria, atravancar o trânsito no centro de Ivoti há muito tempo. E passem-se anos e mais anos e nada acontece. Os nossos prefeitos se transformaram em chefes de Departamento de Pessoal, em administradores de picuinhas, em dar uma mínima atenção para a saúde e educação e esqueceram completamente de fazer investimentos viários na cidade. O atual prefeito Martin não pode terminar o mandato sem resolver este problema dos caminhões. Está há 8 meses na Prefeitura e nenhuma medida neste sentido foi tomada. Provavelmente sequer um estudo foi feito.
MAIS DO MESMO
É verdade que temos que dar um tempo para o novo prefeito. Até ele se achar no emaranhado de uma administração com 900 funcionários precisa tempo. Mas alguém tem que pensar nos grandes problemas do município, não só internos. Uma medida moralizadora, como disciplinar os pontos facultativos, aquelas mamatas de fechar tudo por qualquer motivo, é necessária. Entretanto, pensar em como retirar os caminhões do Centro, também tem que estar na ordem do dia.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário