Colunistas

Esta semana tive a informação do fechamento de mais um comércio em Picada Café

05/02/2020 - 16h36min

Atualizada em 12/02/2020 - 16h38min

A Casa de Limpeza ficou quase um ano na ativa e comunicou oficialmente seu fechamento. O proprietário me adiantou que vai tentar a sorte em Dois Irmãos, cidade maior, com mais fluxo de pessoas e automaticamente, mais vendas. Bom. Não é de hoje que o setor vem perdendo espaço. Muitos que tinham comércio aqui se queixam do alto custo do aluguel, outros de que o povo não valoriza,… Só sei que cada comércio que fecha é um a menos a dar emprego e renda. Um retrocesso na nossa cidade e uma baixa enorme num setor que vem enfraquecendo ano após ano.

URGENTE

Essa situação do nosso comércio não está decaindo de hoje. Ao longo dos 28 anos foi assim e requer planejamento urgente para mudarmos estas estatísticas de hoje. É preciso planejar ações de incentivo. E estas devem partir da nossa secretaria de Turismo, Indústria e Comércio, através da ACISPC. A nova diretoria assumiu final de 2019 e já teve êxito na primeira ação, na promoção de natal.

APOIO

Mas é importante nossos comerciantes abraçarem a ACISPC. O desenvolvimento do setor e da própria associação requer que todos acreditem e juntos promovam as ações de incentivo. É uma pena que datas importantes passam e que já poderiam ter algumas ações. O caso do volta as aulas. Em Picada Café o ano letivo inicia dia 17 de fevereiro. Muitos acham desnecessário, mas todo pai que possui filho em idade escolar precisa ir as compras. E o investimento por aluno não é baixo. Existem outras datas que o comércio vende bem. Dia das mães, dia dos pais, dia das crianças, dia dos namorados… são apenas algumas delas.

GENTE QUE ACREDITA

Se por um lado há quem feche seu negócio e parte para tentar a vida em outra cidade, há quem acredita e aposte em Picada Café. É o caso da Werle Terraplanagem que na semana passada recebeu seu novo equipamento, sim, uma escavadeira hidráulica zero bala. A empresa agora conta com duas escavadeiras e uma retroescavadeira, devendo chegar mais uma em breve. Parabéns Carlos Werle, o “Carlinhos”. Sua “cidade mãe” agradece por acreditar e investir na nossa cidade.

EMPREENDIMENTO

Outra família que promete investir muito em breve aqui é a Família Spier. Eles prometem fazer um prédio comercial defronte ao Sindicato dos Calçadistas. Aliás, esse será o terceiro empreendimento da Família Spier que já possui um prédio com quatro apartamentos no Bairro Jardim Arroio das Pedras e outro no Centro com apartamentos e salas comerciais. Essa confiança na nossa cidade é importante para que Picada Café siga crescendo, aliás, retome o caminho do crescimento e desenvolvimento.

CONTRA O TEMPO

O Município criou no final de 2019 uma lei de incentivo a novas empresas. Foi uma maneira encontrada para atrair investidores. Essa lei pode ter sido pensada tarde, mas foi criada de olho em empresas que queiram se instalar em Picada Café. Claro, o município colocou em lei várias cláusulas para que recebam incentivos. Com isso vai evitar apoiar aventureiros como ocorreu no passado. Resta saber quando e qual serão as primeiras empresas a usufruírem deste incentivo.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário