Coluna Dois Irmãos
Faltam 400 dias para a eleição; aliás, o resultado da eleição de Bolsonaro nas urnas de Dois Irmãos vai respingar em 2020?
Contando a partir de hoje estamos a 400 dias da eleição municipal do ano que vem. Hoje, é domingo, quando escrevo esta coluna. Mas amanhã será hoje para você, pois você vai ler a coluna na segunda, quando estaremos a 399 dias para definir o futuro prefeito e os nove futuros vereadores. Vamos ao cálculo: temos 121 dias neste ano e mais 278 dias no ano que vem, até dia 4 de outubro, dia da eleição, portanto, hoje faltam 399 dias…
500
Há poucos dias atrás a gente estava a 500 dias da posse do futuro prefeito, que será em 1º de janeiro de 2021. Então, de hoje até lá serão 121 dias de 2018 e mais os 366 dias de 2019, pois fevereiro tem 29 dias, é ano bissexto. No total, são 487 dias até a posse. Obrigado ao nosso leitor que nos apontou esta curiosidade!
OUTUBRO
Começou setembro ontem. Mas como em Dois Irmãos temos quatro feriados e “três” semanas (da Pátria, Farroupilha e do Kerb), podemos dizer que, quando nos darmos conta, estaremos em outubro. Portanto, bem-vindo, outubro! Ops, setembro…
NÃO QUER CALAR
Por falar em eleição, estava vendo o resultado do 1º turno de 2018 em Dois Irmãos. Será que eleição para presidente e governador tem alguma coisa a ver com eleição municipal?
OVO X GALINHA
Aliás, será que a eleição municipal reflete na eleição de deputados (e presidente)? Ou é a eleição de presidente (e deputados) que reflete na eleição municipal? Quem nasceu primeiro: o ovo ou a galinha?
RÁPIDAS
– Teremos alguma mulher na majoritária em 2020?
– Dos nove vereadores da Câmara, quantos vão a reeleição? Uns sete?
– E, dos sete, quantos se reelegem? Uns seis? Menos? A média, era 30%, por aí. Mas na última, deu perto de 50%.
– Você sabia que a mente não distingue o que é real do que é imaginário?
– De que você tem alimentado a sua mente? Coisas boas ou ruins?
– E a nossa saudosa Liga da Encosta da Serra, que movimentava a criançada nos anos 2000? Quantos bons jogadores dos times principais hoje saíram de lá?
– “O corporativismo é a maior chaga do país”, afirmou Sartori em Gramado: “… e não é só do servidor público, ele está em todas as áreas da sociedade”. Dito e bem dito, parabéns Gringo! Aliás, lá na Idade da Pedra todos já andavam em bandos para se defender, então…
– Dias atrás, falamos que a Venezuela sumiu da mídia. A pergunta de hoje: você também acha estranho que o prefeito Marchezan pouco apareça na imprensa? Parece até que Fortunatti e os prefeitos petistas apareciam mais na imprensa em um único mês do que o tucano em três anos, cujo mandato já termina no ano que vem!
– A mensagem positiva do dia, do Santo Agostinho: “Não é tanto o que fazemos, mas o motivo pelo qual fazemos que determina a bondade ou a malícia”.